Salton comemora 106 anos

Renovada e com novos produtos, a vinícola gaúcha Salton, uma das mais importantes do país, está comemorando 106 anos de existência. Para marcar a data, realizou esta semana em São Paulo evento especial que teve como ponto alto uma degustação de safras antigas de 10 de seus vinhos, com idades entre 7 e 17 anos. A prova confirmou que o vinho brasileiro bem feito pode melhorar e evoluir com a guarda. Foram avaliados os brancos Salton Classic Riesling 2009, o Classic Gewürztraminer 2000 e o Classic Chardonnay; e os tintos Classic Cabernet Sauvignon 2004, Classic Tannat 2005, Salton Desejo 2005 e 2006 e o Talento 2005 e 2002. Todos amaciados pelo tempo, mas ainda com fruta, acidez e vivacidade.
Atualmente a Salton, criada em 1910, está presente nas principais zonas vinícolas do Rio Grande do Sul, ou seja, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra e Campanha. Nessas áreas possui 850 hectares de terras, sendo 200 ha ocupados por vinhedos. Também tem muitas parcerias com pequenos agricultores, de quem compra as uvas. O projeto mais novo é o de Santana do Livramento, na região da Campanha, fronteira com o Uruguai, onde a Salton comprou 650 hectares de terras, implantou vinhedos e construiu uma adega para processar as uvas próprias e de parceiros. No total, a casa produz 25 milhões de litros de vinho por ano.
A Salton busca expandir e diversificar os produtos que vende. Para explorar a utilização da matéria-prima que produz, acaba de lançar o Grape Tea Salton, uma linha de chás naturais misturados com suco de uva. Quem desenvolveu o projeto foi o jovem enólogo Gregório Salton. Há quatro versões. Duas são de baixas calorias, isto é, o açúcar residual não passa de 10 gr/litro: Branco com Lichia e suco de Moscato; Verde com Limão Siciliano, Erva-cidreira e Moscato. As outras duas, a partir de chá preto, são para aqueles que apreciam bebidas mais doces, com 80 gr. de açúcar por litro: Preto com Tangerina e Moscato e Preto com Frutas Vermelhas e Merlot. Recentemente, a empresa também ampliou sua área de destilados, passando a oferecer a vodka Vorus.
A vinícola é comandada por Daniel Salton, da terceira geração da família, agora com a participação de integrantes da quarta geração, entre eles Luciana Salton, diretora executiva e sua irmã Stella; Luciano Salton, responsável pela enologia; Maurício Salton, no setor de operações. Além de integrantes do clã Salton, a empresa adotou a governança corporativa e profissionalizou a gestão.
No evento de São Paulo foram apresentados os novos responsáveis por outras áreas. Maurício Copat (filho do enólogo Lucindo Copat, que se aposentou) coordena o departamento agrícola e os serviços de campo; Cleber Slaifer é o diretor comercial; Marcos Paulo Flamia é o novo diretor industrial júnior; Marcelo Cavalet Lucchese assumiu como diretor administrativo júnior.
Related Articles
Um vinho especial comemora os 90 anos da Cooperativa Vinícola Aurora
Para celebrar os 90 anos de sua fundação, a Cooperativa Vinícola Aurora, com sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha,
Zambujeiro, alentejanos de classe
Vinhas com mais de 45 anos, baixos rendimentos, um terroir privilegiado. Situada no Alentejo, na sub-região de Borba, ao norte
Tarapacá Gran Reserva Blend Series, fruto da precisão
Conhecer com exatidão os diferentes tipos de solo que compõem um vinhedo, quais são e como se comportam as