Salton comemora 106 anos

by José Maria Santana | 13/09/2016 18:58

Renovada e com novos produtos, a vinícola gaúcha Salton, uma das mais importantes do país, está comemorando 106 anos de existência. Para marcar a data, realizou esta semana em São Paulo evento especial que teve como ponto alto uma degustação de safras antigas de 10 de seus vinhos, com idades entre 7 e 17 anos. A prova confirmou que o vinho brasileiro bem feito pode melhorar e evoluir com a guarda. Foram avaliados os brancos Salton Classic Riesling 2009, o Classic Gewürztraminer 2000 e o Classic Chardonnay; e os tintos Classic Cabernet Sauvignon 2004, Classic Tannat 2005, Salton Desejo 2005 e 2006 e o Talento 2005 e 2002. Todos amaciados pelo tempo, mas ainda com fruta, acidez e vivacidade.salton-antigos

Atualmente a Salton, criada em 1910, está presente nas principais zonas vinícolas do Rio Grande do Sul, ou seja, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra e Campanha. Nessas áreas possui 850 hectares de terras, sendo 200 ha ocupados por vinhedos. Também tem muitas parcerias com pequenos agricultores, de quem compra as uvas. O projeto mais novo é o de Santana do Livramento, na região da Campanha, fronteira com o Uruguai, onde a Salton comprou 650 hectares de terras, implantou vinhedos e construiu uma adega para processar as uvas próprias e de parceiros. No total, a casa produz 25 milhões de litros de vinho por ano.

salton-chasA Salton busca expandir e diversificar os produtos que vende. Para explorar a utilização da matéria-prima que produz, acaba de lançar o Grape Tea Salton, uma linha de chás naturais misturados com suco de uva. Quem desenvolveu o projeto foi o jovem enólogo Gregório Salton. Há quatro versões. Duas são de baixas calorias, isto é, o açúcar residual não passa de 10 gr/litro: Branco com Lichia e suco de Moscato; Verde com Limão Siciliano, Erva-cidreira e Moscato. As outras duas, a partir de chá preto, são para aqueles que apreciam bebidas mais doces, com 80 gr. de açúcar por litro: Preto com Tangerina e Moscato e Preto com Frutas Vermelhas e Merlot. Recentemente, a empresa também ampliou sua área de destilados, passando a oferecer a vodka Vorus.

A vinícola é comandada por Daniel Salton, da terceira geração da família, agora com a participação de integrantes da quarta geração, entre eles Luciana Salton, diretora executiva e sua irmã Stella; Luciano Salton, responsável pela enologia; Maurício Salton, no setor de operações. Além de integrantes do clã Salton, a empresa adotou a governança corporativa e profissionalizou a gestão.

No evento de São Paulo foram apresentados os novos responsáveis por outras áreas. Maurício Copat (filho do enólogo Lucindo Copat, que se aposentou) coordena o departamento agrícola e os serviços de campo; Cleber Slaifer é o diretor comercial; Marcos Paulo Flamia é o novo diretor industrial júnior; Marcelo Cavalet Lucchese assumiu como diretor administrativo júnior.

Source URL: http://www.brasilvinhos.com.br/2016/09/13/salton-comemora-106-anos/