Rosés da Provence para o verão

by José Maria Santana | 17/12/2016 15:12

 

Os rosés produzidos pelo Château Gassier, na Provence, sul da França, são alegres, frutados, versáteis, ótimos para os dias quentes do verão. Seus vinhedos ficam aos pés da montanha Sainte-Victoire, imortalizada nas pinturas de Paul Cézanne (1839-1906), que morou ali perto, em Aix-en-Provence. Foi possível provar dois vinhos da casa dias atrás, por ocasião da visita a São Paulo de Louis Blanchard, diretor regional de exportações da marca. São eles o Maxime Rosé 2015 e o Miradou Rosé 2015, comercializados pela importadora Premium Drinks.

chateau-gassier-vista

Château Gassier, aos pés da montanha Sainte-Victoire

A região da Provence, maior produtora de vinhos rosé AOC da França, se estende entre o Mediterrâneo e os Alpes. As principais Apelações de Origem locais são Côtes de Provence, Coteaux D’Aix-En-Provence e Coteaux Varois En Provence, cada uma delas com regras restritas sobre castas, rendimentos por hectare e vinificação. Os produtores que preferem rendimentos nos vinhedos acima do determinado podem classificar seus rótulos como IGT Mediterranée, como é o caso desses dois vinhos provados.

O Château Gassier, vinícola familiar criada em 1982 na comuna de Puyloubier, integra hoje o conglomerado ADVini, idealizado por Bernard Jeanjean. O grupo administra 2.072 hectares de vinhedos, envolvendo 29 domaines e châteaux, entre eles nomes conhecidos, como Laroche, na zona de Chablis, e Antoine Moueix, em Saint-Emilion.

chateau-gassier-2

Solos bons para o plantio de Syrah, Grenache e Cinsault

Gassier é um nome profundamente enraizado na Provence. Seus vinhedos ocupam 40 hectares junto à montanha de Sainte-Victoire. Os solos arenosos, argilo-arenosos e pedregosos são especiais para o cultivo de Syrah, Grenache e Cinsault, as principais uvas usadas na elaboração dos rosés. Há grande preocupação com o meio ambiente, são evitados produtos químicos e desde 2013 o manejo das plantas é biológico.

A importadora Premium Drinks, de São Paulo (não confundir com a tradicional Premium Wines, de BH), dedica-se principalmente à distribuição de vinhos rosé da Provence. Comercializa os rótulos de oito vinícolas desta região francesa.

 

Vinhos

maxime-roseMaxime Rosé 2015

Château Gassier – Provence – França – Premium Drinks – R$ 70 – Nota 87

Leve, frutado, fácil de beber, é mescla Grenache e Syrah, com rápida maceração em presença das cascas, apenas para dar a cor acobreada. Traz ao nariz frutas vermelhas, como framboesa, e notas florais. De corpo médio, com boa acidez e frescor, apresenta aromas e sabores primários de uva (12%). Refrescado, vai bem nos dias quentes.

 

Miradou Rosé 2015miradou-rose

Gassier – Provence – França – Premium Drinks – R$ 89 – Nota 89

Rosé mais estruturado, versátil à mesa, de cor salmão claro. Feito com 45% Carignan, 10% Grenache, 10% Syrah, 10% Cinsault e 25% Caladoc, lembra frutas vermelhas, a exemplo de morango, framboesa e cereja. Na boca é balanceado entre o frutado e a acidez firme. Um vinho seco, que se bebe com prazer (13%).

 

Source URL: http://www.brasilvinhos.com.br/2016/12/17/roses-da-provence-para-o-verao/