Vinhos portugueses da Global Wines, agora com distribuição própria no Brasil

by José Maria Santana | 21/07/2017 19:53

Vinhedos da Global Wines em Carregal do Sal, no Dão

A Global Wines é o maior produtor de vinhos do Dão, no centro Norte de Portugal. Por sua origem, começou como Dão Sul em 1990, em Carregal do Sal. Mudou de nome depois de um crescimento vertiginoso, que levou a empresa para a vizinha Bairrada, para o Alentejo, Douro, região Lisboa, Vinhos Verdes e também para o Brasil, onde é dona do projeto Vinibrasil (Rio Sol) no vale do Rio São Francisco.

Em 2010, depois de algumas convulsões internas, e com a saída dos fundadores, o sócio investidor Joaquim Coimbra assumiu o controle total da empresa e colocou no comando Jorge Pina, executivo de sua confiança. Desde então a Global Wines passou por processo de reordenamento financeiro e administrativo e conseguiu voltar à plena forma. Apesar das mudanças, a reconhecida qualidade de seus vinhos se manteve elevada, graças ao trabalho da equipe liderada pelo novo diretor técnico da casa, o experiente enólogo Osvaldo Amado.

No Brasil os vinhos da Dão Sul/Global Wines passaram por diversos distribuidores e andavam meio sumidos. A empresa quer mudar esta situação e para isso montou operação própria de importação e distribuição, sob o guarda-chuva da Vinibrasil. O centro das atividades fica em São Paulo e na chefia está o simpático enólogo português João Santos, que dirigiu por anos a vinícola do grupo no Nordeste brasileiro. Para contatos, o telefone é (11) 2768-8100.

A empresa portuguesa tem muitas marcas

A Vinibrasil distribui os vinhos do grande portfolio da Global Wines, que tem muitas marcas, como Cabriz e Grilos (Dão), Monte da Cal (Alentejo), Quinta do Encontro (Lisboa) e Rio Sol (Nordeste brasileiro). A empresa controla ainda a produção dos excelentes tintos e brancos da vinícola Paço dos Cunhas de Santar, mas aqui os rótulos são distribuídos pela importadora Santar. Entre os vinhos produzidos no Dão está o bom tinto Cabriz Reserva.

 

Cabriz Reserva Tinto 2012

Global Wines – Dão – Portugal – Vinibrasil – R$ 110 – Nota 90

Mescla de 40% Touriga Nacional, 30% Alfrocheiro e 30% Tinta Roriz, é afinado por 9 meses em barricas de carvalho. Lembra ao nariz frutas como ameixa e cereja, além de trazer notas florais, de tabaco e de especiarias. Bom corpo, estruturado, apresenta taninos maduros e boa acidez. Um tinto algo austero, mas com frescor, agradável de beber. Vai bem com comida. Experimente com carnes grelhadas ou massas com molho vermelho (13,5%).

Source URL: http://www.brasilvinhos.com.br/2017/07/21/vinhos-portugueses-da-global-wines-com-distribuicao-propria-no-brasil/