Garzón lança no mercado mundial o tinto ícone Balasto 2016, um uruguaio de alma francesa

by José Maria Santana | 12/09/2018 22:23

A vinícola uruguaia Garzón apresentou hoje oficialmente em São Paulo, e em mais 16 importantes metrópoles do mundo, a safra 2016 de seu tinto ícone Balasto. O evento foi simultâneo ao lançamento do vinho na praça de Bordeaux, de onde será comercializado para o mercado internacional. Apenas cinco rótulos sul-americanos têm bala para ancorar suas vendas a partir da emblemática cidade francesa – além da Garzón, os chilenos Seña e Almaviva e dois tintos top da argentina Catena Zapata. O Balasto 2016 é o que se chama um grande vinho. A Tannat predomina no corte, com 45%, ao lado de 25% Cabernet Franc, 18% Petit Verdot e 12% Marselan. Amadurecido por 18 meses no carvalho francês, tem bastante fruta madura, complexidade, estrutura, frescor e muita elegância. Ainda jovem, mas já agradável para beber, mostra musculatura para evoluir com o tempo – nota 94/100. Situada em Maldonado, perto do balneário Punta del Leste, na parte sudeste do Uruguai, a Garzón é uma vinícola nova e exemplar, pertencente ao mega empresário argentino Alejandro Bulgheroni. O winemaker da casa é o renomado enólogo italiano Alberto Antonini. Ou seja, Bulgheroni não brinca em serviço! No Brasil, o Balasto será distribuído com exclusividade pela importadora World Wine, do grupo La Pastina. As garrafas chegam no final do mês, quando então o preço final será definido. Pela qualidade, não deverá ser baixo – hoje, o tinto é vendido na loja interna da Garzón por 220 dólares. Aqui, deverá custar um pouco mais de R$ 1.000. A propósito, balasto é o nome local dos solos formados há milhares de anos por decomposição de rochas, como aqueles em que estão os vinhedos da vinícola (14,5%).

 

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