La Toller Brut, o espumante da cantora pop

La Toller Brut, o espumante da cantora pop

A cantora pop Paula Toller lançou esta semana em São Paulo o La Toller Brut 2016, espumante que leva seu nome, produzido na Serra Gaúcha pelo talentoso enólogo Luís Henrique Zanini, dono da vinícola Vallontano. A distribuição será feita pela importadora Mistral, que comercializa os outros rótulos da casa gaúcha.

image002

Paula e Zanini no lançamento do La Toller Brut

Com base na uva Chardonnay e edição limitada a 3 mil garrafas, é um vinho alegre, agradável, bem feito, com grande frescor. Produzido pelo método Charmat, em que a segunda fermentação ocorre em tanques de aço fechados, talvez seja o único espumante nacional nesse estilo com indicação da safra no rótulo.

Paula Toller, carioca, 54 anos, uma das estrelas do rock nacional, compositora, ex-vocalista da banda Kid Abelha, está em turnê pelo país com “Transbordada”, o quarto CD de sua carreira solo. É conhecida por sucessos como “Fixação”, “Como Eu Quero”, “Eu Tive um Sonho”, “Te Amo pra Sempre”, “Grand’Hotel”, “Eu Só Penso em Você” e “Derretendo satélites”.

la-toller-3Ela conta que tem um ritual antes de subir ao palco em cada show: toma duas taças de espumante no camarim, para se soltar e entrar no clima. Bebia champagne francês. “Há uns dois anos comecei a provar espumantes brasileiros e vi que eram muito bons”, diz Paula. “Gostei especialmente do LH Zanini Extra Brut”. Apresentada por amigos comuns, conheceu o enólogo Zanini, que sempre compara o vinho à arte e à poesia, como expressão da personalidade e da sensibilidade do vinhateiro. “Assim como a música, o vinho é essencialmente paixão”, completa Paula.

la-toller-praiaHá alguns meses veio o convite para a cantora ter seu próprio nome em um espumante da Vallontano. O rótulo, moderno e clean, foi desenvolvido pela premiada designer Fernanda Villa-Lobos, amiga de Paula e mulher do também músico Dado Villa-Lobos, ex-guitarrista da banda Legião Urbana. Cada garrafa traz o gargalo um selo com o nome de sucessos da cantora.

Fundada em 1999 no Vale dos Vinhedos, região de Bento Gonçalves, a pequena Vallontano produz 45 mil garrafas de vinho por ano. Desde o início Zanini defende princípios básicos, como o respeito ao terroir, a intervenção mínima do homem e que o vinho deve ser a expressão da sensibilidade do vinhateiro. São ideais que ele consolidou depois de trabalhar na Borgonha com Hubert de Montille, um dos mais fervorosos apóstolos do terroir.

 

la-toller-brut-2La Toller Brut 2016

Vallontano – Vale dos Vinhedos, RS – Brasil – Mistral – R$ 88,50 – Nota 89

Espumante produzido com 75% Chardonnay e 25% Pinot Noir, pelo método Charmat. Floral e cítrico nos aromas, tem boa cremosidade e estrutura. Conquista ao primeiro gole, pelo equilíbrio na boca, pela boa acidez e frescor. Jovial e alegre, não é agressivo. É brut sem ser demasiado seco, pois tem 8 gramas de açúcar por litro. Interessante notar que foi feito com uvas colhidas nesta safra. O enólogo Luís Henrique Zanini lembra que 2016 foi em geral um ano desastroso, especialmente para os tintos. Em setembro de 2015 uma forte geada prejudicou a brotação dos novos cachos. Depois chuvas torrenciais completaram o estrago. Zanini nem colheu este ano as poucas uvas tintas que sobraram – era mais barato deixar no pé. Mas conseguiu aproveitar a Chardonnay para seus vinhos brancos e espumantes, como o La Toller Brut 2016.

 


Related Articles

Espumante Lírica Crua 84 Meses, da Vinícola Hermann, chega ao mercado depois de sete anos com as borras

Nada melhor do que brindar a chegada do novo ano com um espumante de classe. É o caso do Lírica

Gaúcha Peterlongo lança bons tintos com a uva portuguesa Touriga Nacional e com a italiana Teroldego

A vinícola Peterlongo, de Garibaldi, na Serra Gaúcha, está lançando dois novos tintos da série Armando Memória, um produzido com

Vega Sicilia, patrimônio da Espanha e do mundo

Estrutura e elegância talvez sejam as palavras que definam melhor o Vega Sicilia Unico, um dos grandes vinhos do mundo

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*