Copertino Rosso Riserva, bom tinto do sul da Itália

Tinto gostoso, fácil de beber, vindo da Puglia, no sul da Itália, onde atua a Masseria Trajone, braço do grupo Femar Vini, da família Mergè. A história começou nos anos 1920, quando Manlio Mergè iniciou sua produção de vinhos e azeite na região do Lazio, zona do Frascati, perto de Roma. Nos anos 1970 seu filho Armando expandiu os negócios. O formato atual do grupo foi dado por Felice Mergè, o dinâmico filho de Armando, que em 1995 criou a Femar Vini, com propriedades no centro e no sul da Itália.
A Femar tem hoje sob seu guarda-chuva as famílias de vinho Masseria Trajone, Epicuro, Gran Appasso, Nero, Antico Ceppo, Faunus, Montecore, Anfiteatro Tuscolano e Feudi del Duca. No Brasil, os vinhos da coleção Masseria Trajone são distribuídos pela importadora Vinci, de Ciro Lilla (Mistral).
Copertino Rosso Riserva 2010
Masseria Trajone – Puglia – Itália – Vinci – R$ 60 – Nota 89
Corte de 70% Negroamaro, 10% Malvasia Nera, 10% Sangiovese e 10% Montepulciano, repousa por 6 meses em barricas de carvalho da Eslavônia. Com sete anos de idade, já está bastante macio e amigável, mas ainda mostra força. Ao nariz aparecem notas de licor de cacau, vermute, canela e frutas secas, indicando o envelhecimento. Tem bom corpo, acidez correta e final longo. Redondo, já está pronto para beber.
A propósito, é um vinho que exemplifica uma situação muito comum em nosso mercado. No Brasil, como o consumo per capita é reduzido (2 litros/ano), muitas vezes as importadoras trazem rótulos que demoram um pouco mais para circular. Por isso, costumam fazer promoções, antes que o produto entre em declínio. É uma boa oportunidade para a clientela reforçar a adega, como no caso deste Copertino Rosso Riserva, cujo preço normal é R$ 85,70. Não é um vinho para se guardar mais. No entanto, do jeito que está já é delicioso (13%).
Related Articles
Os Malbecs de Paul Hobbs em Cahors, na França
O enólogo norte-americano Paul Hobbs esteve mais uma vez em São Paulo, dias atrás, para promover os vinhos que elabora
Entre as ofertas para reabastecer a adega neste inverno há mais importados do que nacionais
Os dias frios chegaram e é um bom momento para reabastecer a adega. Os preços dos vinhos no Brasil estão
Safra 2018 já é considerada a melhor dos últimos anos no Brasil
“A safra 2018 para a Miolo ficará na história”, diz o enólogo Adriano Miolo. “Esta safra está se tornando espetacular,