Pessegueiro Aluzé, projeto francês no Douro

Pessegueiro Aluzé Douro DOC 2012
Domaines Roger Zannier – Douro – Portugal – World Wine – R$ 121- Nota 89

A Quinta do Pessegueiro
O industrial francês Roger Zannier, 73 anos, fez fortuna no ramo têxtil e seu grupo é um dos líderes mundiais no setor da moda infantil. Em suas frequentes viagens a Portugal, a negócio, descobriu uma propriedade no Douro, a Quinta do Pessegueiro, no Cima Corgo, e resolveu aliar investimentos e a paixão pelo vinho.
Comprou a quinta em 1991 e deu início à produção. Hoje Zannier tem outra vinícola na Provence, na França. Em 2006, a Quinta do Pessegueiro passou a contar com o trabalho do jovem enólogo João Nicolau de Almeida – que tem o mesmo nome do pai, o grande João Nicolau de Almeida, ex-Ramos Pinto. Há alguns anos foi inaugurada a nova adega da vinícola, moderna e com bonita arquitetura.
Seu tinto Aluzé, da gama média, parte de 45% Touriga Nacional e 35% Touriga Franca. Os outros 20% vêm de vinhas velhas, em que as castas estão misturadas. Traz ao nariz ameixa, em meio a notas florais e de ervas e um toque mineral. Com bom corpo e taninos maduros, não tem nada em excesso. O floral permanece até o final de boca. Um vinho fácil, para beber já (13%).
Related Articles
La Toller Brut, o espumante da cantora pop
A cantora pop Paula Toller lançou esta semana em São Paulo o La Toller Brut 2016, espumante que leva seu
Bodega Tapiz, vinhos argentinos que vão além da Malbec
Estão de volta ao Brasil os vinhos da vinícola argentina Tapiz, desta vez trazidos pela Total Vinhos, de Tiago Dal
Club des Sommeliers Espumante Vibrant Brut
Serra Gaúcha – RS, Brasil – Pão de Açúcar – R$ 35 – Nota 87 A série Club des Sommeliers,