Pizzato lança o branco Chardonnay de Chardonnays 2017

Pizzato lança o branco Chardonnay de Chardonnays 2017

Pizzato: 26 ha. de vinhas no Vale dos Vinhedos

Ano após ano, a Pizzato, da Serra Gaúcha, se firma como uma das melhores vinícolas do país, pela qualidade consistente de seus vinhos brancos, tintos e espumantes. Tudo começou com Plinio Pizzato, agricultor caprichoso, que se destacou como fornecedor de uvas de qualidade para as principais vinícolas instaladas no país. Em 1998, decidiu produzir os próprios vinhos, com apoio da mulher, Diva, e dos filhos Flávio, Flávia, Jane e Ivo.

Hoje a família cultiva 45 hectares de vinhas, sendo 26 ha. no Vale dos Vinhedos, e 19 ha. em Dois Lajeados, no distrito Dr. Fausto de Castro. Chamou a atenção inicialmente pelos tintos a partir da Merlot, mas agora também oferece espumantes de grande classe e brancos de bom nível.

É o caso deste Chardonnay de Chardonnays, elaborado com uvas provenientes de parcelas escolhidas do vinhedo Santa Lúcia, que rodeia a propriedade da família. O rótulo traz a indicação DO Vale dos Vinhedos, a primeira apelação oficializada no Brasil.

 

Pizzato Chardonnay de Chardonnays 2017

Vinícola Pizzato – Vale dos Vinhedos, RS – Brasil – Nota 90

Diferente de outros brancos da casa, em que o carvalho é bem presente, este é mais limpo, sem passagem por madeira. Ao nariz apresenta fruta madura, que lembra abacaxi e pêssegos, em fundo cítrico, mesclada por notas florais e minerais, com algo de guaraná. Seco, delicado, volumoso, tem uma acidez fina, sem agressividade, que dá suporte e valoriza o conjunto. Nada é exagerado, nem o corpo, nem a estrutura. Predomina o equilíbrio. No final persistente mostra frescor.

A produção é limitada a 5.700 garrafas de 750 ml e 2.600 de 375 ml. Uma curiosidade: o rótulo integral dá a volta na garrafa, para fornecer ao consumidor mais informações do que o habitual. Vai bem com entradas, peixes e pratos leves (12,5%).

 


Tags assigned to this article:
BrasilChardonnayPizzatoVale dos Vinhedos

Related Articles

Importadora se especializa em vinhos naturais de pequenos produtores de Chile e Argentina

No concorrido mercado de vinhos importados no Brasil, é importante oferecer produtos de qualidade e que, de alguma forma se

Nova Zelândia comemora o Dia Internacional da Sauvignon Blanc

Nesta sexta-feira, 3 de Maio, em muitos países se comemora o Dia Internacional da Sauvignon Blanc. A casta é originária

Godelia, bons vinhos de Bierzo, na Espanha

O governo da Espanha, por meio da embaixada em nosso país e do ICEX, o organismo de estímulo às exportações,

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*