Salentein Reserve Malbec se destaca pela qualidade em boa faixa de preço

Salentein Reserve Malbec se destaca pela qualidade em boa faixa de preço

Não é fácil encontrar vinhos com pontuações internacionais acima de 90 em uma faixa de preço moderada. É o caso do argentino Salentein Reserve Malberc 2016, distribuído aqui pela importadora Zahil. O tinto assinado pelo experiente enólogo José “Pepe” Galante vem de parcelas selecionadas dos vinhedos da empresa nas altitudes do Vale de Uco, em Mendoza, e agrada pela força e equilíbrio.

Fundada em 1996 pelo empresário holandês Mijndert Pon, a Salentein foi pioneira no Vale de Uco, considerado hoje uma das regiões vinícolas com maior potencial na Argentina. Lá a empresa tem 2.100 hectares de terras, sendo 800 ha. de vinhas, em um projeto muito bem montado, que além da adega inclui um charmoso complexo para receber visitantes e um centro de cultura e artes.

Pepe Galante assumiu a direção técnica da casa em 2010 e promoveu mudanças importantes, especialmente pesquisas para analisar em profundidade cada parcela dos vinhedos, que se estendem de 1.050 m a 1.700 m acima do nível do mar. As informações são usadas, por exemplo, para definir quais castas se dão melhor em quais áreas do terreno e também servem de base para decidir a composição dos grandes vinhos da Salentein.

 

Salentein Reserve Malbec 2016

Salentein Wines – Mendoza – Argentina – Zahil – R$ 122 – Nota 91

Neste 100% Malbec, as uvas vêm em sua maior parte (90%) de vinhas situadas na Finca El Oasis, a primeira comprada pelo holandês Mijndert Pon no Vale de Uco, em 1996. O restante do lote se origina da Finca La Pampa. Ambos são vinhedos de altitude, entre 1.050 e 1.700 m acima do nível do mar. Amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, lembra nos aromas cereja e amora, com notas florais, a violeta, e de tabaco. Largo, amplo, tem bom corpo, sustentado por expressiva carga de fruta, taninos macios e acidez correta, em um conjunto equilibrado, sem excessos e elegante (13,5%).

 

 


Tags assigned to this article:
ArgentinaMalbecMendozaSalentein

Related Articles

Dois super guias trazem os melhores vinhos da Itália e da América do Sul

Os guias de vinhos, quando feitos com seriedade, são uma referência bastante confiável para o consumidor, que neles encontram informações

Garzón lança nova safra do top Balasto. A dúvida: qual o melhor, 2016 ou o novo 2017?

Já está à venda na importadora World Wine, do grupo La Pastina, a nova safra do Balasto, o tinto top

O Beaujolais Nouveau 2017 chega dia 16 de novembro

Como acontece todos os anos, a chegada do Beaujolais Nouveau, o primeiro vinho da safra na França, será comemorada com

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*