O delicado e versátil Tempranillo Rosé 2018 da gaúcha Vallontano

O delicado e versátil Tempranillo Rosé 2018 da gaúcha Vallontano

A pequena vinícola Vallontano, do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, está lançando seu versátil Tempranillo Rosé 2018, distribuído pela importadora Mistral. A bela garrafa de linhas delicadas e modernas traz um vinho seco, alegre, mas com estrutura. Luís Henrique Zanini, sócio-proprietário e enólogo, mantém-se fiel ao propósito de produzir vinhos com intervenção mínima e que expressem bem o local onde nascem.

A Vallontano surgiu em 1999 e tem vinhedos na área dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Antes de montar sua própria empresa, Zanini, poeta e enólogo, trabalhou no Domaine de Montille, na Borgonha, um dos símbolos da vinicultura francesa voltada para o respeito ao terroir. A Vallontano produz 60 mil garrafas de vinhos finos e espumantes por ano.

 

Vallontano Tempranillo Rosé 2018

Vallontano – Vale dos Vinhedos, RS – Brasil – Mistral – R$ 66,90 – Nota 89

A safra de 2018 foi uma das melhores de sempre na Serra Gaúcha. O inverno anterior, menos rigoroso, fez a brotação acontecer antes do que o usual. Depois a vinha se beneficiou com muitas horas de sol e, especialmente, pouca chuva no período de maturação dos cachos. O enólogo Luís Henrique Zanini contou assim com excelente matéria prima para elaborar este rosé a partir de Tempranillo, casta não muito comum nos vinhedos nacionais. O mosto ficou em contato com as cascas apenas por algumas horas, o suficiente para alcançar a bonita cor salmão escuro. Sem passagem por madeira, exprime bem a fruta madura, que lembra morango, aliada a notas florais. Na boca é delicado, em corpo médio, com estrutura, boa acidez e frescor final. Um vinho fácil, gostoso, versátil, que vai bem como aperitivo e também pode acompanhar pratos leves e massas à base de frutos do mar (11,5%).

 

 

 

 

 


Tags assigned to this article:
BrasilMistralSerra GaúchaVallontano Rosé

Related Articles

A nova linha Errazuriz 1870

A importadora Vinci, do empresário Ciro Lilla, que distribui no Brasil os rótulos da prestigiada vinícola chilena Errazuriz, está lançando

Casa de Sabicos, vinhos portugueses com alma alentejana

O nome é bem português e os vinhos, alentejanos de raiz. Os rótulos Casa de Sabicos, do casal Joaquim Madeira

Bons chilenos abaixo de R$ 70

O Chile responde atualmente por quase 50% de todos os vinhos importados que abastecem o mercado brasileiro. É de longe

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*