Figaro Rosé 2014, legítimo Mas de Daumas Gassac

Figaro Rosé 2014, legítimo Mas de Daumas Gassac

 

A vinícola Mas de Daumas Gassac, criada por Veronique e Aimé Guibert no início dos anos 1970, logo se tornou um ícone. Eles não eram do mundo do vinho, mas se entusiasmaram ao encontrar no vale do rio Gassac, no Languedoc, sul da França, uma propriedade e um moinho abandonados, pertencentes à família Daumas.

mas-de-daumas-gassac-vinhas

As primeiras vinhas foram plantadas em 1972

Os primeiros vinhedos foram plantados em 1972. Alguns anos depois o casal recebeu a visita do grande Emile Peynaud, que deu conselhos sobre a vinificação e passou a acompanhar o projeto à distância. Segundo o lendário professor de Enologia, estava assistindo ao nascimento de um novo “Grand Cru”.

mas-de-daumas-gassac

Veronique, Aimé Guibert e a segunda geração

Aimé Guibert morreu em maio passado, aos 91 anos. Sua marca era o rigor e o profundo respeito ao terroir, filosofia seguida pela segunda geração da família, que hoje comanda a vinícola. O manejo da vinha é totalmente orgânico, isto é, sem uso de agrotóxicos.

Os vinhos Mas de Daumas Gassac são representados no Brasil pela importadora Mistral. Entre eles, o saboroso Figaro Rosé, da linha básica Moulin de Gassac, classificado como IGT Pays D’Herault.

 

figaro-rose-2Figaro Rosé 2014

Mas de Daumas Gassac – Languedoc – França – Mistral – R$ 71,80 – Nota 89

Com bela cor salmão, é produzido com 60% Carignan e 40% Grenache.  Ao nariz traz frutas vermelhas, como cereja e morango, em meio a notas florais. Na boca é leve, sem ser diluído, com muito boa acidez. Destaque para o frutado e o frescor final. Versátil, gostoso como aperitivo ou para acompanhar entradas e pratos próprios para os dias quentes (12%).

 

 



Related Articles

A volta da Forestier

Os mais velhos, ou mais experientes, certamente se lembram dos vinhos da Maison Forestier, que fizeram sucesso no Brasil nas

Importadoras fazem promoções. Aproveite!

Neste início de ano, as importadoras e lojas de vinho seguem a estratégia do comércio em geral para melhorar as

Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2013

Os vinhos que mereceram as melhores premiações dos jurados do VIII Brazil Wine Challenge, realizado em Bento Gonçalves (RS) em

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*