Meandro Branco, novidade da Quinta do Vale Meão

Meandro Branco, novidade da Quinta do Vale Meão

A Quinta do Vale Meão, no Douro Superior

Muita gente sempre disse que a Região do Douro não é terra para vinhos brancos. O clima quente e o ambiente hostil não permitiriam às castas brancas atingir o mesmo patamar de qualidade que consagraram as tintas, primeiro com o Vinho do Porto e, nas últimas décadas, com o surgimento de tintos de mesa espetaculares. Felizmente isso está mudando.

A DOC Douro já oferece brancos de grande categoria, elaborados com uvas plantadas em encostas mais elevadas e com castas generosas na acidez, como a Rabigato e Arinto, além de bom trabalho com a madeira. Depois do sucesso do Redoma Reserva, de Dirk Niepoort, seguiram-se nomes como Guru (Wine&Soul), CV Curriculum Vitae Branco, Poeira Branco, Mirabilis Grande Reserva, Branco da Gaivosa Reserva e muitos outros. Cada vez mais casas se dedicam à sua vinificação. Uma delas é a Quinta do Vale Meão, da família Olazabal, que entra no time com o Meandro Branco 2015, um vinho amplo, volumoso e com agradável acidez. No Brasil é distribuído pela importadora Mistral.

As vinhas, herança de D. Antónia A. Ferreira

O novo rótulo, que completa a linha Meandro, da gama de entrada da vinícola, nasce em berço esplêndido. A Quinta do Vale Meão tem história riquíssima, pois foi a última propriedade comprada pela lendária D. Antónia Adelaide Ferreira e está até hoje em mãos de seus descendentes. Em 1877, a Ferreirinha, como era chamada, arrematou em leilão à câmara de Vila Nova de Foz Côa 300 hectares de terra virgem no então quase inacessível Douro Superior, perto da fronteira com a Espanha. Na época chegava-se à região apenas a cavalo ou em carroções.

D. Antónia já era a maior dona de quintas do Douro, mas queria construir ali uma propriedade modelo. Dedicou-se à tarefa até pouco antes de morrer, em 1896, e deixou um projeto exemplar, a Quinta do Valle do Meão, em uma zona em que antes não havia nada. A qualidade das vinhas ali plantadas mostrou a capacidade de visão da grande dama duriense. No final dos anos 1940, as uvas do Vale Meão foram escolhidas por Fernando Nicolau de Almeida, o célebre enólogo da Casa Ferreira, para integrar a composição do Barca Velha, o ícone português lançado em 1952.

Francisco Olazabal (à esq.) e os filhos

A partir dos anos 1970 Francisco Javier de Olazabal, o Vito, trineto de D. Antónia, e então presidente da Ferreira, assumiu a administração da quinta, ainda em posse da família. Aos poucos, foi comprando a parte dos parentes, e em 1994 tornou-se o único dono da propriedade. Aí começou outra história gloriosa. Vito deixou a presidência da Ferreira, há tempos vendida à gigante Sogrape, e em 1998 decidiu produzir os próprios vinhos, com ajuda dos filhos Francisco de Olazabal y Nicolau de Almeida, o competente enólogo Xito, e Luísa.

O primeiro rótulo chegou ao mercado no ano seguinte, o soberbo Quinta do Vale Meão Tinto, logo colocado pela crítica portuguesa e internacional entre os melhores vinhos do país. Mais tarde, a empresa criou o Meandro, um tinto muito bem feito e com preço mais acessível que o do irmão mais velho. À linha junta-se agora o Meandro Branco, apresentado há pouco, em visita a São Paulo, por Pedro Calheiros Lobo, diretor comercial da vinícola. Fica-se imaginando que, no futuro, poderia haver também um Quinta do Vale Meão Branco, tão bom quanto o tinto.

 

Meandro Branco 2015

Quinta do Vale Meão – Douro – Portugal – Mistral – US$ 52.90 – Nota 90

Fruta e frescor são qualidades desse branco, produzido com 50% Arinto e 50% Rabigato, exatamente duas castas que aportam ótima acidez. A empresa compra a Arinto de um vizinho, dono de um vinhedo no Vale da Vilariça, em solo de aluvião, situada no extremo norte do Meandro. Já a Rabigato vem de uma vinha própria, comprada recentemente no extremo sul do Meandro, em solo de xisto. O vinho não tem passagem por madeira, mas ganha complexidade por permanecer por 7 meses em contato com as borras. Ao nariz traz notas cítricas e de pêssego, com toques minerais, florais, de erva-doce. A boca surpreende pela gostosa intensidade, volume, acidez limpa e persistência. O conjunto, seco, nada pesado, mostra bom equilíbrio (13%).

 


Related Articles

Vinícolas gaúchas recebem as primeiras uvas da boa safra de 2017

As vinícolas gaúchas começaram a receber esta semana as primeiras uvas do ano e os enólogos dizem que a safra

Dona Berta, tintos e brancos de vinhas velhas do Douro Superior

Em Freixo do Numão, coração do Douro Superior, na região de Vila Nova do Foz Côa, nordeste de Portugal, existe

Com prazo para deixar a Aveleda, Cristiano Van Zeller vai desenvolver a própria empresa, dona de marcas como CV e VZ

Termina no final deste ano a participação de Cristiano Van Zeller na administração da Quinta Vale D. Maria, uma das

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*