Pão de Açúcar lança tinto especial para homenagear o consultor Carlos Cabral

Pão de Açúcar lança tinto especial para homenagear o consultor Carlos Cabral

Os supermercados respondem por quase 90% da venda de vinhos no Brasil. A liderança cabe à rede Pão de Açúcar, hoje em mãos do grupo francês Casino, que comercializa perto de 20 milhões de garrafas de tintos e brancos por ano. Para atingir marcas tão expressivas, a rede busca oferecer produtos com bom preço e qualidade adequada. Neste setor, conta com a consultoria do enófilo Carlos Cabral, um dos maiores especialistas em vinhos no país.

Para marcar os 20 anos da parceria, o Pão de Açúcar está fazendo merecida homenagem a Carlos Cabral, com uma linha especial de vinhos top que menciona o consultor no rótulo. O primeiro da série é o tinto Allegro 2014, produzido no Chile pela vinícola Luis Felipe Edwards. A série “Carlos Cabral 20 Anos de parceria” terá também um Porto 10 Anos e um espumante brasileiro de classe, elaborado com a uva Pinot Noir.

Carlos Ernesto Cabral de Mello, 67 anos, trabalhava como administrador hospitalar quando se apaixonou pelo mundo do vinho. Em mais de 45 anos de pesquisas e viagens tornou-se um profundo conhecedor da bebida. Sua especialidade é o Vinho do Porto, de que é um estudioso reconhecido aqui e em Portugal.

Entre outras coisas, Cabral é autor de quatro livros emblemáticos sobre o universo vinícola: Porto, um Vinho e sua Imagem (Ed. De Cultura – SP – 2006); Presença do Vinho no Brasil – Um Pouco de História (Ed. De Cultura – SP – 2007); A Mesa e a Diplomacia Brasileira – o Pão e o Vinho da Concórdia (Ed. De Cultura – SP – 2008); e o monumental Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, escrito em parceria com o produtor português Manuel Pintão (Ed. De Cultura – SP – 2011).

Cabral começou a trabalhar com o grupo Pão de Açúcar em 1997, ajudando a selecionar os tintos e brancos que seriam vendidos pela rede. Em 2000, começou a formar atendentes de vinho para orientar os clientes do supermercado, carinhosamente chamados de “cabraizinhos”, iniciativa sem igual em todo o mundo. Também deu centenas de palestras para consumidores da rede.

Mais tarde surgiu o Club des Sommeliers, marca de vinhos exclusiva do Pão de Açúcar, que tem por objetivo, como diz Cabral, que seleciona os rótulos, “conquistar o consumidor iniciante com vinhos fáceis de beber e que cabem no bolso”. A coleção começou com vinhos simples, evoluiu e hoje apresenta cerca de 90 produtos de 11 países, incluindo já tintos e brancos de maior categoria, como Reservas e Gran Reservas. Um deles é o Allegro 2014.

 

Allegro 2014

Club des Sommeliers/Luis Felipe Edwards – Colchagua – Chile – Pão de Açúcar – R$ 190 – Nota 91

Apresentado no final do ano passado, o Allegro – Carlos Cabral 20 Anos de Parceria foi desenvolvido em conjunto pelo próprio Cabral e o premiado enólogo Nicolás Bizarri, da vinícola chilena Luis Felipe Edwards. Tinto seco, bem feito, é corte de 75% Cabernet Sauvignon e 25% Carmenère, amadurecido por 18 meses em barricas de carvalho francês e americano. Nos aromas há frutas maduras, em meio a notas de tabaco, especiarias e algum vegetal. Mostra bom corpo, com taninos macios, equilíbrio e frescor final. Um vinho gostoso, que se bebe com prazer, bom para acompanhar carnes grelhadas, cordeiro e risotos bem temperados e massas com molhos suculentos (14,5%).

 


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