Rosés da Provence para o verão

Os rosés produzidos pelo Château Gassier, na Provence, sul da França, são alegres, frutados, versáteis, ótimos para os dias quentes do verão. Seus vinhedos ficam aos pés da montanha Sainte-Victoire, imortalizada nas pinturas de Paul Cézanne (1839-1906), que morou ali perto, em Aix-en-Provence. Foi possível provar dois vinhos da casa dias atrás, por ocasião da visita a São Paulo de Louis Blanchard, diretor regional de exportações da marca. São eles o Maxime Rosé 2015 e o Miradou Rosé 2015, comercializados pela importadora Premium Drinks.

Château Gassier, aos pés da montanha Sainte-Victoire
A região da Provence, maior produtora de vinhos rosé AOC da França, se estende entre o Mediterrâneo e os Alpes. As principais Apelações de Origem locais são Côtes de Provence, Coteaux D’Aix-En-Provence e Coteaux Varois En Provence, cada uma delas com regras restritas sobre castas, rendimentos por hectare e vinificação. Os produtores que preferem rendimentos nos vinhedos acima do determinado podem classificar seus rótulos como IGT Mediterranée, como é o caso desses dois vinhos provados.
O Château Gassier, vinícola familiar criada em 1982 na comuna de Puyloubier, integra hoje o conglomerado ADVini, idealizado por Bernard Jeanjean. O grupo administra 2.072 hectares de vinhedos, envolvendo 29 domaines e châteaux, entre eles nomes conhecidos, como Laroche, na zona de Chablis, e Antoine Moueix, em Saint-Emilion.

Solos bons para o plantio de Syrah, Grenache e Cinsault
Gassier é um nome profundamente enraizado na Provence. Seus vinhedos ocupam 40 hectares junto à montanha de Sainte-Victoire. Os solos arenosos, argilo-arenosos e pedregosos são especiais para o cultivo de Syrah, Grenache e Cinsault, as principais uvas usadas na elaboração dos rosés. Há grande preocupação com o meio ambiente, são evitados produtos químicos e desde 2013 o manejo das plantas é biológico.
A importadora Premium Drinks, de São Paulo (não confundir com a tradicional Premium Wines, de BH), dedica-se principalmente à distribuição de vinhos rosé da Provence. Comercializa os rótulos de oito vinícolas desta região francesa.
Vinhos
Maxime Rosé 2015
Château Gassier – Provence – França – Premium Drinks – R$ 70 – Nota 87
Leve, frutado, fácil de beber, é mescla Grenache e Syrah, com rápida maceração em presença das cascas, apenas para dar a cor acobreada. Traz ao nariz frutas vermelhas, como framboesa, e notas florais. De corpo médio, com boa acidez e frescor, apresenta aromas e sabores primários de uva (12%). Refrescado, vai bem nos dias quentes.
Miradou Rosé 2015
Gassier – Provence – França – Premium Drinks – R$ 89 – Nota 89
Rosé mais estruturado, versátil à mesa, de cor salmão claro. Feito com 45% Carignan, 10% Grenache, 10% Syrah, 10% Cinsault e 25% Caladoc, lembra frutas vermelhas, a exemplo de morango, framboesa e cereja. Na boca é balanceado entre o frutado e a acidez firme. Um vinho seco, que se bebe com prazer (13%).
Related Articles
Setor vinícola do Chile se mobiliza contra incêndios
As entidades que representam o setor vitivinícola do Chile se reuniram para fazer um balanço dos prejuízos causados pelos
Evento da Cantu traz novidades da Itália, Argentina e de outros países
A importadora Cantu, paranaense de origem, mas hoje com forte presença em São Paulo, realizou aqui na semana passada seu
Maldonado e a influência do Atlântico nos vinhos uruguaios
Há 20 anos, quando Paula Pivel e Álvaro Lorenzo decidiram comprar terras na Sierra de la Ballena, a Serra da