Pessegueiro Aluzé, projeto francês no Douro

Pessegueiro Aluzé Douro DOC 2012
Domaines Roger Zannier – Douro – Portugal – World Wine – R$ 121- Nota 89

A Quinta do Pessegueiro
O industrial francês Roger Zannier, 73 anos, fez fortuna no ramo têxtil e seu grupo é um dos líderes mundiais no setor da moda infantil. Em suas frequentes viagens a Portugal, a negócio, descobriu uma propriedade no Douro, a Quinta do Pessegueiro, no Cima Corgo, e resolveu aliar investimentos e a paixão pelo vinho.
Comprou a quinta em 1991 e deu início à produção. Hoje Zannier tem outra vinícola na Provence, na França. Em 2006, a Quinta do Pessegueiro passou a contar com o trabalho do jovem enólogo João Nicolau de Almeida – que tem o mesmo nome do pai, o grande João Nicolau de Almeida, ex-Ramos Pinto. Há alguns anos foi inaugurada a nova adega da vinícola, moderna e com bonita arquitetura.
Seu tinto Aluzé, da gama média, parte de 45% Touriga Nacional e 35% Touriga Franca. Os outros 20% vêm de vinhas velhas, em que as castas estão misturadas. Traz ao nariz ameixa, em meio a notas florais e de ervas e um toque mineral. Com bom corpo e taninos maduros, não tem nada em excesso. O floral permanece até o final de boca. Um vinho fácil, para beber já (13%).
Related Articles
Terra do Zambujeiro 2010
Quinta do Zambujeiro – Borba, Alentejo – Portugal – Casa Flora/Porto a Porto – R$ 329 – Nota 92 Vem
Três brancos vendidos em supermercado
Boa parte dos consumidores brasileiros compra seus vinhos em supermercados. Para estes dias quentes, selecionamos três brancos de países diferentes
A Sogrape e a pequena Bucelas, terra de alguns dos melhores brancos de Portugal
A importadora paulista Zahil passa a distribuir no mercado brasileiro os vinhos da Quinta da Romeira, produzidos pela gigante Sogrape