Pessegueiro Aluzé, projeto francês no Douro
Pessegueiro Aluzé Douro DOC 2012
Domaines Roger Zannier – Douro – Portugal – World Wine – R$ 121- Nota 89

A Quinta do Pessegueiro
O industrial francês Roger Zannier, 73 anos, fez fortuna no ramo têxtil e seu grupo é um dos líderes mundiais no setor da moda infantil. Em suas frequentes viagens a Portugal, a negócio, descobriu uma propriedade no Douro, a Quinta do Pessegueiro, no Cima Corgo, e resolveu aliar investimentos e a paixão pelo vinho.
Comprou a quinta em 1991 e deu início à produção. Hoje Zannier tem outra vinícola na Provence, na França. Em 2006, a Quinta do Pessegueiro passou a contar com o trabalho do jovem enólogo João Nicolau de Almeida – que tem o mesmo nome do pai, o grande João Nicolau de Almeida, ex-Ramos Pinto. Há alguns anos foi inaugurada a nova adega da vinícola, moderna e com bonita arquitetura.
Seu tinto Aluzé, da gama média, parte de 45% Touriga Nacional e 35% Touriga Franca. Os outros 20% vêm de vinhas velhas, em que as castas estão misturadas. Traz ao nariz ameixa, em meio a notas florais e de ervas e um toque mineral. Com bom corpo e taninos maduros, não tem nada em excesso. O floral permanece até o final de boca. Um vinho fácil, para beber já (13%).
Related Articles
A hora da Expovinis
A Expovinis 2016 já está aí. Da próxima terça-feira, dia 14, até a quinta-feira, serão três dias em que o
Movi Show Brasil 2020 virtual, a qualidade e ousadia dos vinhos das pequenas vinícolas chilenas
Sem poder viajar, por causa da pandemia, os produtores do Movi – o Movimento dos Vinhateiros Independentes –, do Chile,
No Chile e Argentina safra 2017 foi difícil, mas com bons vinhos
Terminou a colheita de uvas este ano no Chile e na Argentina. Ao fazer um balanço da safra, produtores e

