Pizzato lança o branco Chardonnay de Chardonnays 2017


Pizzato: 26 ha. de vinhas no Vale dos Vinhedos
Ano após ano, a Pizzato, da Serra Gaúcha, se firma como uma das melhores vinícolas do país, pela qualidade consistente de seus vinhos brancos, tintos e espumantes. Tudo começou com Plinio Pizzato, agricultor caprichoso, que se destacou como fornecedor de uvas de qualidade para as principais vinícolas instaladas no país. Em 1998, decidiu produzir os próprios vinhos, com apoio da mulher, Diva, e dos filhos Flávio, Flávia, Jane e Ivo.
Hoje a família cultiva 45 hectares de vinhas, sendo 26 ha. no Vale dos Vinhedos, e 19 ha. em Dois Lajeados, no distrito Dr. Fausto de Castro. Chamou a atenção inicialmente pelos tintos a partir da Merlot, mas agora também oferece espumantes de grande classe e brancos de bom nível.
É o caso deste Chardonnay de Chardonnays, elaborado com uvas provenientes de parcelas escolhidas do vinhedo Santa Lúcia, que rodeia a propriedade da família. O rótulo traz a indicação DO Vale dos Vinhedos, a primeira apelação oficializada no Brasil.
Pizzato Chardonnay de Chardonnays 2017
Vinícola Pizzato – Vale dos Vinhedos, RS – Brasil – Nota 90
Diferente de outros brancos da casa, em que o carvalho é bem presente, este é mais limpo, sem passagem por madeira. Ao nariz apresenta fruta madura, que lembra abacaxi e pêssegos, em fundo cítrico, mesclada por notas florais e minerais, com algo de guaraná. Seco, delicado, volumoso, tem uma acidez fina, sem agressividade, que dá suporte e valoriza o conjunto. Nada é exagerado, nem o corpo, nem a estrutura. Predomina o equilíbrio. No final persistente mostra frescor.
A produção é limitada a 5.700 garrafas de 750 ml e 2.600 de 375 ml. Uma curiosidade: o rótulo integral dá a volta na garrafa, para fornecer ao consumidor mais informações do que o habitual. Vai bem com entradas, peixes e pratos leves (12,5%).
Related Articles
Troca de guarda na Valduga
Uma nova geração assume postos importantes na direção do grupo gaúcho Famiglia Valduga, de Bento Gonçalves. Juarez e João Valduga,
Os 20 anos da importadora Decanter
No mundo do vinho, sempre se diz que há importadoras e importadoras. A diferença está na variedade e qualidade dos
Semana do Jerez promove o emblemático vinho espanhol e seus diferentes estilos
Pelo quinto ano seguido os apaixonados pelo Jerez, um dos vinhos mais tradicionais da Espanha, celebraram em todo mundo, de