Pão de Açúcar lança tinto especial para homenagear o consultor Carlos Cabral

Pão de Açúcar lança tinto especial para homenagear o consultor Carlos Cabral

Os supermercados respondem por quase 90% da venda de vinhos no Brasil. A liderança cabe à rede Pão de Açúcar, hoje em mãos do grupo francês Casino, que comercializa perto de 20 milhões de garrafas de tintos e brancos por ano. Para atingir marcas tão expressivas, a rede busca oferecer produtos com bom preço e qualidade adequada. Neste setor, conta com a consultoria do enófilo Carlos Cabral, um dos maiores especialistas em vinhos no país.

Para marcar os 20 anos da parceria, o Pão de Açúcar está fazendo merecida homenagem a Carlos Cabral, com uma linha especial de vinhos top que menciona o consultor no rótulo. O primeiro da série é o tinto Allegro 2014, produzido no Chile pela vinícola Luis Felipe Edwards. A série “Carlos Cabral 20 Anos de parceria” terá também um Porto 10 Anos e um espumante brasileiro de classe, elaborado com a uva Pinot Noir.

Carlos Ernesto Cabral de Mello, 67 anos, trabalhava como administrador hospitalar quando se apaixonou pelo mundo do vinho. Em mais de 45 anos de pesquisas e viagens tornou-se um profundo conhecedor da bebida. Sua especialidade é o Vinho do Porto, de que é um estudioso reconhecido aqui e em Portugal.

Entre outras coisas, Cabral é autor de quatro livros emblemáticos sobre o universo vinícola: Porto, um Vinho e sua Imagem (Ed. De Cultura – SP – 2006); Presença do Vinho no Brasil – Um Pouco de História (Ed. De Cultura – SP – 2007); A Mesa e a Diplomacia Brasileira – o Pão e o Vinho da Concórdia (Ed. De Cultura – SP – 2008); e o monumental Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, escrito em parceria com o produtor português Manuel Pintão (Ed. De Cultura – SP – 2011).

Cabral começou a trabalhar com o grupo Pão de Açúcar em 1997, ajudando a selecionar os tintos e brancos que seriam vendidos pela rede. Em 2000, começou a formar atendentes de vinho para orientar os clientes do supermercado, carinhosamente chamados de “cabraizinhos”, iniciativa sem igual em todo o mundo. Também deu centenas de palestras para consumidores da rede.

Mais tarde surgiu o Club des Sommeliers, marca de vinhos exclusiva do Pão de Açúcar, que tem por objetivo, como diz Cabral, que seleciona os rótulos, “conquistar o consumidor iniciante com vinhos fáceis de beber e que cabem no bolso”. A coleção começou com vinhos simples, evoluiu e hoje apresenta cerca de 90 produtos de 11 países, incluindo já tintos e brancos de maior categoria, como Reservas e Gran Reservas. Um deles é o Allegro 2014.

 

Allegro 2014

Club des Sommeliers/Luis Felipe Edwards – Colchagua – Chile – Pão de Açúcar – R$ 190 – Nota 91

Apresentado no final do ano passado, o Allegro – Carlos Cabral 20 Anos de Parceria foi desenvolvido em conjunto pelo próprio Cabral e o premiado enólogo Nicolás Bizarri, da vinícola chilena Luis Felipe Edwards. Tinto seco, bem feito, é corte de 75% Cabernet Sauvignon e 25% Carmenère, amadurecido por 18 meses em barricas de carvalho francês e americano. Nos aromas há frutas maduras, em meio a notas de tabaco, especiarias e algum vegetal. Mostra bom corpo, com taninos macios, equilíbrio e frescor final. Um vinho gostoso, que se bebe com prazer, bom para acompanhar carnes grelhadas, cordeiro e risotos bem temperados e massas com molhos suculentos (14,5%).

 


Related Articles

Vinhos portugueses da Global Wines, agora com distribuição própria no Brasil

A Global Wines é o maior produtor de vinhos do Dão, no centro Norte de Portugal. Por sua origem, começou

Caravana dos Vinhos do Tejo passa mais uma vez por São Paulo

Para tornar seus vinhos mais conhecidos, a região do Tejo, ao norte de Lisboa, no centro de Portugal (antiga Ribatejo),

Lançamentos da Mistral trazem bons vinhos em várias faixas de preço

Jumilla e Montsant, na Espanha; Vêneto e Toscana, na Itália; Douro, Alentejo e Ilha da Madeira, em Portugal; Borgonha e

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*