Garzón lança no mercado mundial o tinto ícone Balasto 2016, um uruguaio de alma francesa

A vinícola uruguaia Garzón apresentou hoje oficialmente em São Paulo, e em mais 16 importantes metrópoles do mundo, a safra 2016 de seu tinto ícone Balasto. O evento foi simultâneo ao lançamento do vinho na praça de Bordeaux, de onde será comercializado para o mercado internacional. Apenas cinco rótulos sul-americanos têm bala para ancorar suas vendas a partir da emblemática cidade francesa – além da Garzón, os chilenos Seña e Almaviva e dois tintos top da argentina Catena Zapata. O Balasto 2016 é o que se chama um grande vinho. A Tannat predomina no corte, com 45%, ao lado de 25% Cabernet Franc, 18% Petit Verdot e 12% Marselan. Amadurecido por 18 meses no carvalho francês, tem bastante fruta madura, complexidade, estrutura, frescor e muita elegância. Ainda jovem, mas já agradável para beber, mostra musculatura para evoluir com o tempo – nota 94/100. Situada em Maldonado, perto do balneário Punta del Leste, na parte sudeste do Uruguai, a Garzón é uma vinícola nova e exemplar, pertencente ao mega empresário argentino Alejandro Bulgheroni. O winemaker da casa é o renomado enólogo italiano Alberto Antonini. Ou seja, Bulgheroni não brinca em serviço! No Brasil, o Balasto será distribuído com exclusividade pela importadora World Wine, do grupo La Pastina. As garrafas chegam no final do mês, quando então o preço final será definido. Pela qualidade, não deverá ser baixo – hoje, o tinto é vendido na loja interna da Garzón por 220 dólares. Aqui, deverá custar um pouco mais de R$ 1.000. A propósito, balasto é o nome local dos solos formados há milhares de anos por decomposição de rochas, como aqueles em que estão os vinhedos da vinícola (14,5%).
Related Articles
Domaine Tour Campanets Esprit 2016, um delicioso rosé da Provence de cultura orgânica
A importadora paulista Belle Cave, de Ulisses Kameyama, tem em seu portofolio este belo rosé da Provence, seco, bem feito,
Pequenos notáveis
Um grupo de pequenos produtores do Chile esteve no Brasil durante a Expovinis, para mostrar seus vinhos. E que vinhos!
Feira Naturebas 2019, um sucesso que cresce de ano para ano
O fenômeno se repetiu mais uma vez. Como acontece há sete anos, uma legião de consumidores, boa parte jovens, participou