Troca de guarda na Valduga

Troca de guarda na Valduga
Casa Valduga família

Família Valduga: sentaqdos, os irmãos Erielso, Juarez e João. Atrás, esposas e filhos

Uma nova geração assume postos importantes na direção do grupo gaúcho Famiglia Valduga, de Bento Gonçalves. Juarez e João Valduga, até agora à frente da empresa, começam a passar o comando dos negócios aos filhos Jones, Luiza (de João) e Eduardo (de Juarez) Valduga. O anúncio foi feito oficialmente em uma grande festa para representantes da marca, clientes e imprensa no dia 30 de abril, o Valduga Tasting Day. “Completamos uma etapa da nossa história em 2015, com os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Serra Gaúcha e os 40 anos da vinícola Valduga”, disse Juarez. “Agora chegou o momento de passar o bastão aos mais jovens”. Ele e o irmão pretendem trabalhar mais alguns anos e depois ficar apenas no conselho de administração, deixando o dia a dia para os filhos.

Casa Valduga vinhedos 2

Hoje a família atua em diferentes empresas. A Casa Valduga produz vinhos premiados, considerados entre os melhores do Brasil. A Domno importa vinhos de vários países e também comanda a .Nero, que elabora espumantes pelo método Charmat, em tanques fechados de inox. A Casa Madeira é uma delicatessen que faz suco de uva integral, geleias gourmet, antepastos e aceto balsâmico. A Cervejaria Leopoldina produz cervejas artesanais de nível elevado. E a Vinotage, o braço mais novo do grupo, oferece cosméticos feitos a partir da uva. Papel de destaque também merece o enoturismo, que recepciona os visitantes nas lojas, em cinco pousadas e nos dois restaurantes Valduga.

Novidades não faltam. A família anunciou a ampliação das instalações da Domno, no prédio da vizinha Garibaldi, antes pertencente à multinacional Domecq. Com isso, pretende aumentar a produção de espumantes de método Charmat de 1 milhão de garrafas por ano para 3 milhões. No mesmo local está sendo construída a fábrica da Leopoldina. A cervejaria artesanal já apresenta cinco rótulos e vai oferecer mais dois, uma trippel e uma session.

Jones, 33 anos, é o novo diretor financeiro do grupo; Luiza, 26 anos, responde pelo Marketing; Eduardo Luís, 33 anos, é diretor de Operações. Ana Paula, também filha de Juarez Valduga, cuida do enoturismo. Embora já chefiem unidades de negócio, o desafio é grande: expandir as empresas da família pelos próximos anos e, principalmente, manter o padrão de qualidade dos vinhos da Casa Valduga, onde tudo teve início.

A vinícola foi criada nos anos 1970 por Luiz e Maria Valduga, viticultores, família simples, ligada à terra, ajudados pelos filhos Juarez, João e Erielso. Os primeiros anos foram difíceis. João e Juarez lembram que enchiam com uma mangueira, diretamente da pipa, os garrafões de plástico de 5 litros e saiam a vender para conhecidos das cidades vizinhas e em Porto Alegre. Os vinhedos eram de uvas híbridas americanas, não viníferas, plantadas em latada, o tradicional sistema de caramanchões existente até hoje na Serra Gaúcha. Mas as dificuldades foram vencidas, sempre com persistência, visão empreendedora e alguma ousadia.

 

Viagem à Bahia

Alguns exemplos pitorescos recordam a saga da família. O patriarca Luiz era apegado aos antigos costumes e não queria saber da conversão dos vinhedos para uvas europeias, em espaldeira. Para realizar a operação, que consideravam essencial, Juarez e João pagaram para os pais uma viagem à Bahia. “De ônibus, para durar vários dias”, lembra João, bem humorado. Enquanto os pais estavam fora, eles erradicaram parte das velhas vinhas da híbrida Isabel, substituindo por Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e outras.

Luiz criava porcos e adorava fazer linguiça e embutidos. Mas o chiqueiro ficava junto da adega, o que ia contra os princípios de higiene da moderna vinicultura. Para convencer o pai, os filhos disseram que precisavam tirar o chiqueiro daquele local para construir uma pousada no terreno. Na época, as estradas eram de terra e não havia nada para atrair visitantes à vinícola. Então a ideia da pousada parecia interessante e Luiz Valduga concordou. Assim nasceu o enoturismo, um destaque nas atividades da família. Aliás, a Casa Madeira também surgiu de uma necessidade: o que fazer com as uvas híbridas Isabel, Concord e Bordô remanescentes dos velhos vinhedos e com as outras frutas que amadureciam nos pomares? Veio então a ideia de produzir suco integral de uva e as geleias finas.

 

Aposta nos espumantes

Casa Valduga cave-de-espumantes

Voltando aos vinhos, a família começou com 12 hectares de terra na chamada Linha Leopoldina, Vale dos Vinhedos. Ao longo do tempo, investiu bastante na melhoria das vinhas e na modernização da adega. Atualmente, além da Serra Gaúcha a Casa Valduga possui 250 ha. de vinhedos em Encruzilhada da Serra, área da Serra do Sudeste, e na Campanha, fronteira com o Uruguai. Produz entre 3,5 a 4 milhões de garrafas por ano, dependendo da safra, de tintos, brancos, rosés e espumantes.

De início, predominavam em seu portfolio tintos e brancos tranquilos. Aos poucos, os espumantes ganharam destaque e passaram a ser a grande aposta da vinícola. Segundo Juarez Valduga, hoje os espumantes já representam metade da produção e o objetivo é que em futuro breve alcancem de 70 a 80% do que a casa lança todos os anos no mercado.

 

Casa Valduga vinhos

A linha de vinhos é ampla, vai de rótulos básicos a alguns de produção reduzida e nível superior. A série Leopoldina vem do Vale dos Vinhedos; Identidade, de Encruzilhada do Sul; e Raízes, da Campanha. Entre os brancos, chamam a atenção o Leopoldina Gran Chardonnay; o Identidade Gewürztraminer; e o Raízes Sauvignon Blanc. Na ala tinta, merecem lugar especial o Identidade Pinot Noir; o Leopoldina Merlot; o Gran Identidade Corte; e, especialmente, o Gran Raízes Corte (lote de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat). No topo ficam os tintos Villa-Lobos Cabernet Sauvignon; o Storia Merlot, do Vale dos Vinhedos, produzido apenas nos melhores anos; e o raro Luiz Valduga, o novo ícone da casa.

Casa Valduga espumantes

Os espumantes Casa Valduga são um capítulo à parte, pela consistência, qualidade e frescor. Todos são elaborados pelo método clássico, em que a segunda fermentação acontece na própria garrafa. Pelo rigor na seleção das uvas Chardonnay e Pinot Noir, e cuidados na vinificação, destacam-se o Casa Valduga 60Meses Gran Nature; o Maria Valduga; o 130 Brut; e o Casa Valduga 60 Meses Gran Extra Brut. O avô Marcos não tinha sapatos, o pai falava português com alguma dificuldade. Hoje a família Valduga exporta vinhos para mais de 20 países. É mesmo uma bela história de superação.

Saiba mais sobre os 140 anos da Famiglia Valduga

 

 


Tags assigned to this article:
BrasilCasa ValdugaSerra Gaúcha

Related Articles

Grupo Schröder & Schÿler, de Bordeaux, tem quase 300 anos de história e vinhos expressivos, como o Château Kirwan

Houve um tempo em que os grandes negociantes de vinho de Bordeaux, no sudoeste da França, tinham mais prestígio do

Salentein Reserve Malbec se destaca pela qualidade em boa faixa de preço

Não é fácil encontrar vinhos com pontuações internacionais acima de 90 em uma faixa de preço moderada. É o caso

A hora da Expovinis

A Expovinis 2016 já está aí. Da próxima terça-feira, dia 14, até a quinta-feira, serão três dias em que o

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*