Paulo Laureano desenha Gáudio

Paulo Laureano desenha Gáudio

 

Com seu bigode exuberante, sorriso e simpatia, Paulo Laureano é sem dúvida um dos enólogos mais competentes em atuação hoje em Portugal. Seus vinhos traduzem com perfeição o terroir do Alentejo. Depois do diploma de engenheiro agrônomo, ele obteve sólida formação em Enologia em Portugal, Austrália e Espanha. Durante 10 anos foi professor na Universidade de Évora e dava consultoria a vinícolas. Tornou-se conhecido como enólogo da célebre Herdade do Mouchão, à qual está ligado até hoje. Em 1999 criou sua própria empresa, com a família, a Paulo Laureano Wines, na Vidigueira, região ao sul do Alentejo, passando aos poucos a dedicar a ela boa parte de seu tempo.

Diz sempre que não produz vinhos, e sim que desenha vinhos, respeitando a terra onde nascem para desvendar seus sabores e personalidade. Conquistou muitos fãs com os tintos e brancos da Paulo Laureano Wines (distribuídos aqui pela importadora Adega Alentejana). Mas continua a prestar serviços para outras empresas. Uma delas é a Ribafreixo Wines, de Mário Pinheiro e Nuno Bicó, para quem Paulo Laureano desenhou a linha Gáudio – palavra de origem latina que quer dizer alegria.

A Ribafreixo foi fundada em 2007, também na Vidigueira. Em três anos, Pinheiro e Bicó compraram 28 parcelas de terras abandonadas, que transformaram numa propriedade única, com área de 114 hectares, ligada ao sistema de irrigação da barragem do Alqueva. A Herdade do Moinho Branco fica próxima da rodovia que liga Évora a Beja, delimitada pelo relevo da Serra do Meandro. Eles recuperaram algumas das vinhas existentes e plantaram novas extensões, com castas portuguesas, algumas autóctones da região da Vidigueira. Em 2012 os sócios construíram sua nova adega, com 4 mil metros quadrados, tecnologia de ponta e capacidade para produzir 150 mil garrafas de vinho por ano. Os rótulos da linha Gáudio são trazidos ao Brasil pela importadora La Cristianini.

 

Gáudio VerdelhoGáudio Verdelho 2012

Ribafreixo – Vidigueira, Alentejo – Portugal – La Cristianini – R$ 85,90 – Nota 89

Um branco bem feito, 100% Verdelho, com aromas cítricos, de damasco e nota mineral, de pedra de isqueiro. Tem bom corpo, estrutura, é amplo, equilibrado, com acidez firme e final persistente (13,5%).

 

 

Gáudio Clássico TintoGáudio Clássico Tinto 2012

Ribafreixo – Vidigueira, Alentejo – Portugal – La Cristianini – R$ 140 – Nota 91

Tinto classudo, produzido com 40% Touriga Nacional, 40% Alicante Bouschet, 10% Aragonez e 10% Tinta Miúda, com estágio de nove meses em carvalho francês. Nos aromas há notas de mentol, chocolate e tabaco, em base de fruta madura, a ameixa. Fino, estruturado, com bom corpo, mostra força e elegância (14%).

 

 

 



Related Articles

Casa Verrone Speciale Syrah, um tinto paulista de classe

Amplo, bem feito, aveludado, o tinto Casa Verrone Speciale Syrah 2015 atrai pela fruta madura, pelos taninos sedosos, pela boa

El Enemigo Semillón, branco de classe, com a mão de Alejandro Vigil

O Chardonnay e os tintos da pequena vinícola argentina Aleanna feitos com Malbec, Bonarda e, especialmente Cabernet Franc, são ótimos.

Pizzato lança o DNA99 Merlot 2012, um tinto campeão

  A vinícola Pizzato, do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, apresentou esta semana em São Paulo nova

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*