Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2013

Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2013

Os vinhos que mereceram as melhores premiações dos jurados do VIII Brazil Wine Challenge, realizado em Bento Gonçalves (RS) em junho passado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega, foram apresentados esta semana em São Paulo pelos organizadores.

Entre os 45 espumantes, brancos e tintos provados, alguns se destacaram. Nesta lista, chamou a atenção o tinto Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2013, da Península de Setúbal, Portugal. É produzido pela vinícola Ermelinda Freitas, comandada por uma família de mulheres fortes.

ermelinda-freitas-8

Leonor e a mãe, Ermelinda

A Ermelinda Freitas que dá nome à casa nasceu e se criou em Fernando Pó, vilarejo da região de Palmela, na Península de Setúbal, ao sul de Lisboa. Lá funcionava a vinícola fundada em 1920 por Deonilde Freitas. Era uma empresa bastante modesta. Em 1991, com a morte do marido Manuel João de Freitas, Ermelinda e a filha única, Leonor, à época assistente social, enfrentaram o dilema de vender a propriedade ou continuar.

ermelinda-freitas-5

Leonor e Quendera

Decidiram seguir em frente e conseguiram muito mais. Manuel vendia vinhos a granel a terceiros. Ermelinda e Leonor estruturaram a empresa e em 1998 passaram a engarrafar parte da produção com marca própria, com assistência do respeitado enólogo Jaime Quendera.

Era uma aventura. Compraram 20 barricas de carvalho e, sem adega para colocá-las, adaptaram para isso um quarto da casa de Ermelinda, em cuja sala também funcionava o escritório da vinícola. No início dos anos 2000 iniciaram a construção de uma adega de verdade, com sistema de controle da temperatura dos tanques, lagares de aço e sala de barricas.

ermelinda-freitas-vinhedoMãe e filha herdaram 60 hectares de vinhedos, com apenas duas castas, a tinta Castelão e a branca Fernão Pires. Com o sucesso dos vinhos, passaram a comprar mais terras. Atualmente a família possui 440 hectares plantados com as principais castas portuguesas. A Castelão (antiga Periquita), ocupa 60% da vinha. Ícone da Península de Setúbal, dá vinhos bons e alguns espetaculares, quando plantada nos solos arenosos frequentes na região. Há ainda as tintas Touriga Nacional, Trincadeira, Syrah, Aragonês, Alicante Bouschet, Touriga Franca, Merlot e Petit Verdot; e as uvas brancas Fernão Pires, Chardonnay, Arinto, Verdelho, Sauvignon Blanc e Moscatel de Setúbal.

ermelinda-freitas-adegaErmelinda Freitas morreu em 2012, aos 81 anos. A dinâmica filha Leonor, e agora também a neta Joana, mantêm a liderança feminina que marca a empresa. A vinícola tem capacidade para produzir até 8 milhões de garrafas por ano, com as marcas Terras do Pó, Dona Ermelinda, Quinta da Mimosa, Casa Ermelinda Freitas, Moscatéis de Setubal e o top Leo D’Honor. A Casa Ermelinda Freitas é uma vinícola respeitada em Portugal e no exterior. No Brasil, onde conquistaram muitos admiradores, seus vinhos são distribuídos pela importadora Orion, de São Paulo.

 

ermelinda-freitas-9Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2013

Casa Ermelinda Freitas – Setúbal – Portugal – Orion – Nota 91

Tinto saboroso e elegante, com uvas vindas de solos arenosos de Fernando Pó, no concelho de Palmela. Estagiou por 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. Ao nariz lembra ameixa, com toques de fruta evoluída, como figo, de frutas secas e notas florais. Tem bom copo, taninos maduros, macios, equilíbrio e boa persistência final. É um vinho expressivo e que não agride.

 


Related Articles

Almaviva 2014, à altura dos melhores

  A mais recente safra de um dos grandes ícones do Chile, o Almaviva 2014, vai chegar ao mercado no

Tintos da Espanha frutados e fáceis

A importadora Zahil, dos irmãos Antoine e Serge Zahil, oferece dois vinhos espanhóis fáceis de beber, leves e frutados, que

Manuscrito, vinhos da Espanha com um olhar uruguaio

Depois de dedicar a vida aos vinhos de seu país, a conhecida enóloga uruguaia Estela de Frutos, chamada de “Dama

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*