Godelia, bons vinhos de Bierzo, na Espanha

Godelia, bons vinhos de Bierzo, na Espanha

O governo da Espanha, por meio da embaixada em nosso país e do ICEX, o organismo de estímulo às exportações, está fazendo campanha para aumentar a venda de seus vinhos no Brasil. Em evento realizado esta semana, o especialista Arthur Azevedo apresentou seis vinhos bem característicos da vinicultura espanhola, entre cavas (espumantes), brancos e tintos. A promoção se explica: como outros países produtores, a Espanha se ressente da crise internacional e tem excessivas quantidades de vinho em estoque. A nova safra vem aí e é preciso vender o que restou de colheitas passadas para dar espaço aos vinhos que vão sair das adegas este ano.

Como se sabe, a Espanha tem a maior área de vinhedos do mundo, com 1 milhão de hectares plantados; e é o terceiro maior produtor de vinhos do planeta, com 36,6 milhões de hectolitros anuais, perdendo apenas para França e Itália. Sua presença no mercado brasileiro tem crescido nos últimos anos, mas ainda é o nosso sexto maior fornecedor. No ano passado, os espanhóis comercializaram aqui 3 milhões de litros, 4% do bolo  – contra 36,6 milhões do Chile, o campeão de vendas (48% de participação). Um fato inegável é que a Espanha oferece bons vinhos em todas as faixas de preço e tem tudo para aumentar a preferência do nosso consumidor.

godelia-bodega

A bodega Godelia, em Pieros

Entre os vinhos colocados em prova no evento desta semana, destaque para uma dupla da região de Bierzo, ambos da vinícola Godelia, distribuídos no Brasil pela importadora gaúcha Vinhos do Mundo. Bierzo, região vinícola em ascensão, fica em uma área montanhosa entre Castilla León e a Galícia, no Noroeste da Espanha. Tem clima continental, solos ricos em minerais e muitas vinhas velhas, que dão grandes vinhos. Está na rota que os peregrinos fazem desde a Idade Média, em seu caminho para Santiago de Compostela.

godelia-vinha

Vinhedos em solo de pedra, plantados em vaso

Já a bodega Godelia, localizada em Pieros, pertence à família García Rodríguez, descendente de agricultores galegos, que possui 35 hectares de vinhedos. Seus vinhos, produzidos com castas locais, são muito expressivos.

 

godelia-branco-2Godelia Godello-Doña Blanca 2014

Godelia – Bierzo – Espanha – Vinhos do Mundo – R$ 156 – Nota 90

Branco seco, estruturado e elegante, elaborado com duas uvas típicas de Bierzo, 80% Godelho e 20% Doña Blanca, de vinhas velhas. Nascem em de solos com manchas de ardósia e quartzo. Ficou em contato com as borras por cinco meses, com bâttonage, para ganhar complexidade. Seus aromas lembram damasco, em meio a notas florais e minerais. É um vinho austero, com grande volume de boca, mas que mostra equilíbrio e elegância. Vai bem com ostras, frutos do mar e paella (13,5%).

 

Godelia Mencia 2011godelia-tinto

Godelia – Bierzo – Espanha – Vinhos do Mundo – R$ 187 – Nota 91

A Mencia, presente apenas em Bierzo e em algumas zonas da Galícia, é uma uva que conquista admiradores em todo o mundo. Nos vinhedos da Godelia, é plantada no antigo sistema de vaso, diretamente na terra, sem condução. Com passagem de 12 meses por barricas grandes de carvalho francês, o tinto traz ao nariz frutas vermelhas e negras, como amora, com notas florais, minerais, alcaçuz, eucalipto e especiarias. É encorpado, estruturado, tem taninos firmes, maduros, boa acidez e frescor. A gradação alcoólica elevada (15%) não aparece, compensada pela fruta. Ainda jovem, mas já gostoso para beber.

 

 

 


Related Articles

Vigouroux, o Malbec francês de Cahors

Cahors, no sudoeste da França, é das poucas regiões do país que mantém vinhedos de Malbec. Em sua terra de

Malbecs argentinos de diversos estilos e tendências

A Wines of Argentina promoveu na semana passada em 100 cidades de 60  países seu Malbec Day, evento dedicado a

Lusovini lança o Pedra Cancela Intemporal, um branco maduro espetacular, para celebrar os 20 anos da marca

Sete anos de garrafa antes de sair ao mercado. Em sua maioria, os vinhos brancos são elaborados para serem bebidos

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*