Semana Internacional do Jerez 2019 celebra o tradicional vinho da Andaluzia, no sul da Espanha

Semana Internacional do Jerez 2019 celebra o tradicional vinho da Andaluzia, no sul da Espanha

Os vinhos de Jerez apresentados no evento

Até o próximo domingo, dia 10, será comemorada em 39 países a #International Sherry Week 2019, ou seja, a Semana do Jerez, o tradicional vinho fortificado da Espanha. O Brasil já é o quinto maior participante da celebração, com 135 eventos.

Em São Paulo, vários bares e restaurantes apresentam promoções em que os apaixonados pelo Jerez poderão beber o vinho e acompanhar com comidas ou tapas preparados especialmente para a ocasião. Lojas e importadoras oferecem descontos para quem comprar uma garrafa.

Jerez também foi o tema de uma prova para jornalistas do setor, apoiada pelo ICEX, organismo do governo espanhol para o comércio exterior, e por seis importadoras que distribuem Jerez no Brasil. Foi realizada no Nit Bar de Tapas e comandada por Bernardo Pinto, DipWSET, um dos formadores brasileiros homologados pelo Consejo Regulador de las Denominaciones de Origen Jerez-Xérès-Sherry. A propósito, Bernardo recebeu este ano o Prêmio Sherry Week, por seu trabalho em prol do Jerez. A #International Sherry Week existe desde 2013.

Como se sabe, Jerez, Xérès ou Sherry é o vinho produzido somente na Andaluzia, sul da Espanha, província de Cádiz, em torno das cidades de Jerez de la Frontera, Sanlúcar de Barrameda e El Puerto de Santa Maria. É um vinho fortificado, isto é, recebe adição de aguardente vínica, e envelhece em barris, com mistura de safras, em um sistema conhecido como solera.

Uma das características da zona produtora são os solos que apresentam enormes manchas de carbonato de cálcio, chamadas albariza. A maior parte (90%) dos vinhos da DO parte da uva branca Palomino Fino. Há diferentes estilos de Jerez, que Bernardo divide didaticamente em três famílias.

A primeira inclui vinhos leves e refrescantes, nas categorias Fino, produzidos em Jerez de la Frontera e El Puerto de Santa Maria, e Manzanilla, própria de Sanlúcar de Barrameda. Recebem aguardente vínica na proporção de 15% por volume, o que permite a proliferação de uma espécie de véu branco, ou flor, na superfície do vinho, que o isola do ar e protege da oxidação.

O segundo grupo reúne vinhos mais complexos e saborosos, nos estilos Oloroso, Amontillado e Palo Cortado. Todos são vinhos secos. A terceira família inclui Jerez doces, como PX (Pedro Ximénez, nome da uva com que é elaborado), Cream e Pale Cream.

O evento para jornalistas em São Paulo teve suporte das importadoras Decanter, Inovini/Aurora, Vinci, Zahil, Casa Flora e Belle Cave. Foram servidos os seguintes vinhos: La Guita Manzanilla, produzido por Hijos de Rainera Perez Marin, e El Candado PX, da bodega Valdespino, ambos importados pela Zahil; Viva La Pepa Manzanilla, Palo Cortado Regente, Oloroso Don José e Pedro Ximénez Duquesa, todos da bodega Sánchez Romate, distribuídos aqui pela importadora Belle Cave.

La Ina Fino, da Bodega La Ina, integrante do grupo Luis Caballero, comercializado pela Vinci; Tio Pepe Fino e Oloroso Alfonso, ambos da gigante González Byass, representados no Brasil pela Inovini, braço da Aurora); e o Pedro Ximénez da casa El Maestro Sierra, importado pela Decanter. Todos ótimos, em seus diferentes estilos. A #International Sherry Week 2019 é mais uma oportunidade para conhecer melhor este vinho sensacional.

Saiba mais sobre o Jerez e seus estilos.


Tags assigned to this article:
#International Sherry Week 2019EspanhaJerez

Related Articles

Casa da Passarella, vinhos com história

  Poucas vinícolas se cercam de tantas histórias para ilustrar seus vinhos como a Casa da Passarella, situada aos pés

Zahil tem novidades do sul da França

A importadora Zahil, dos irmãos Antoine e Serge Zahil, começou a trazer uma interessante linha de vinhos do Languedoc, no

Importadora se especializa em vinhos naturais de pequenos produtores de Chile e Argentina

No concorrido mercado de vinhos importados no Brasil, é importante oferecer produtos de qualidade e que, de alguma forma se

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*