Talò Primitivo di Manduria 2013

Talò Primitivo di Manduria 2013

 

A Puglia, no sul da Itália (é o salto da bota que identifica o país) tem paisagens belíssimas, especialmente ao longo dos 400 km junto à costa do mar Adriático. Também é uma das maiores regiões vinícolas italianas. Com uma característica: mais da metade da produção de seus vinhos vem de cooperativas.

cantinesanmarzano-35Uma delas é a Cantina San Marzano, de Salento, que reúne atualmente 1.200 produtores. Interessante notar que, ao ser fundada, em 1962, tinha apenas 19 viticultores associados.

primitivo-di-manduriaA vinícola tem vinhedos na zona de Manduria, terra da Primitivo, uva de clima quente, de maturação tardia, que dá vinhos exuberantes, potentes e encorpados. Durante algum tempo, a Primitivo foi confundida com a Zinfandel, casta bastante popular na Califórnia. Hoje se diz que, na verdade, ambas descendem de uma uva nativa da Croácia, a Crjenak Kastelanki.

 

taloTalò Primitivo di Manduria 2013

San Marzano – Puglia – Itália – Grand Cru – R$ 139 – Nota 89

Tinto produzido integralmente com a Primitivo, tem passagem de 6 meses por barricas de carvalho francês e americano. Nos aromas lembra cereja e ameixa, em meio a notas florais, de chá e cacau. Chama a atenção por manter na boca os aromas primários, aqueles que lembram fruta madura. Encorpado, apresenta taninos maduros, acidez média e equilíbrio. Um tinto macio, bem feito, que pode fazer companhia a pratos  robustos, carnes de sabor intenso, cozidos e massas com molhos copiosos.



Related Articles

Dia de São Vicente, protetor da vinha e do vinho

Domingo agora, 22 de janeiro, os franceses comemoram o dia de Saint-Vincent, padroeiro da vinha e do vinho. A data

Zahil lança catálogo para 2018, com boas novidades

Ao completar 31 anos de existência, a importadora Zahil, dos irmãos Antoine e Serge Zahil, apresenta seu catálogo para 2018,

Grupo Schröder & Schÿler, de Bordeaux, tem quase 300 anos de história e vinhos expressivos, como o Château Kirwan

Houve um tempo em que os grandes negociantes de vinho de Bordeaux, no sudoeste da França, tinham mais prestígio do

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*