Perfumado branco alemão combina com pratos condimentados

Perfumado branco alemão combina com pratos condimentados

A família Gries possui 5 hectares de terras

A importadora paulista Weinkeller, do casal Vivien Kelber e Tobias Welsch, é especializada na distribuição de vinhos alemães de qualidade, produzidos por pequenas vinícolas exclusivas, como a Gries, fundada em 1960 na região de Pfalz (Palatinado). A família Gries possui 5 hectares de terras em uma zona especial para o desenvolvimento da perfumada Gewürztraminer.

Seu branco é um Kabinett. Como se sabe, os vinhos alemães de nível superior, com predicados (QmP), são divididos por categorias que levam em conta principalmente o grau de maturação da uva. Nessa lista, o Kabinett é o inicial, correspondendo a um Reserva. Normalmente são os mais secos e menos alcoólicos dos rótulos com atributos. Mas a legislação atual também contempla os meio-secos (Halbtrocken ou Feinherb) entre os Kabinett e algumas outras categorias.

As vinhas, das Florestas do Palatinado ao Reno

Os vinhedos da família Gries são orgânicos e se estendem das encostas da Floresta do Palatinado até o início do vale do rio Reno. A variedade de solos e de microclimas permite o bom desempenho de diferentes castas. Na casa trabalham hoje Gerhard Gries e sua esposa Waltraud e o filho deles, Thomas, enólogo, com a mulher, Melanie. A adega fica no pitoresco povoado de Rhodt, que tem pouco mais de mil habitantes.

 

 

Gries Gewürztraminer Kabinett Feinherb 2014

Weingut Gries – Pfalz – Alemanha – Weinkeller – R$ 99 – Nota 91

Branco perfumado, com aromas intensos que lembram rosas, lichia e algum cítrico, além de notas de especiarias. Como se lê no rótulo, é um branco meio seco (Feinherb). Mas a sensação na boca é de um vinho seco, nada enjoativo. É untuoso, equilibrado, com acidez moderada e boa estrutura, bastante agradável. Pelo estilo, faz boa parceria com pratos condimentados, com a cozinha asiática, com a comida baiana e também com queijos de sabor intenso. A produção é reduzida, apenas 1.500 garrafas por ano (13,7%).

 


Tags assigned to this article:
AlemanhaGewürztraminerGriesPfalzWeinkeller

Related Articles

Terra do Zambujeiro 2010

Quinta do Zambujeiro – Borba, Alentejo – Portugal – Casa Flora/Porto a Porto – R$ 329 – Nota 92 Vem

La Toller Brut, o espumante da cantora pop

A cantora pop Paula Toller lançou esta semana em São Paulo o La Toller Brut 2016, espumante que leva seu

Três brancos vendidos em supermercado

Boa parte dos consumidores brasileiros compra seus vinhos em supermercados. Para estes dias quentes, selecionamos três brancos de países diferentes

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*