Tarapacá Gran Reserva Blend Series, fruto da precisão

Tarapacá Gran Reserva Blend Series, fruto da precisão

 

O Fundo El Rosario: sete séries de solos

Conhecer com exatidão os diferentes tipos de solo que compõem um vinhedo, quais são e como se comportam as melhores parcelas, selecionar as uvas que se dão melhor em cada uma delas. Nos últimos anos, as vinícolas chilenas têm realizado um impressionante trabalho de campo, a chamada agricultura de precisão, para ter, como resultado final, vinhos melhores, à altura dos grandes do mundo.

É o que fez recentemente a Viña Tarapacá, integrante do gigante grupo San Pedro: o mapeamento completo da sua propriedade (fundo) El Rosario, na zona de Isla de Maipo. O estudo foi apresentado dias atrás em São Paulo pelo enólogo Sebastián Ruiz, ocasião em que foi lançado também o tinto top Tarapacá Gran Reserva Blend Series # 1 2014, elaborado com as melhores uvas daquele vinhedo.

Segundo Ruiz, a análise dos diferentes tipos de solo foi feita a partir de 373 poços (calicatas) abertos nos 611 hectares plantados no Fundo El Rosario, rodeados pelo rio Maipo e pela Cordilheira dos Andes. Graças ao projeto, foi possível identificar sete séries de solos na propriedade, todos de origem vulcânica, com profundidade média e muita pedra.

Para completar, as uvas provenientes desses diferentes perfis de solo são vinificadas separadamente, dando ao enólogo inúmeras possibilidades de mescla.

Assim nasceu o Tarapacá Gran Reserva Blend Series # 12014, que presta homenagem aos melhores solos do Fundo El Rosario. A Cabernet Sauvignon, que entra com 85% do corte, vem da série de solos chamada Piedmont (franco-arenoso, com cascalho e pedras), enquanto a Syrah, que completa os 15% restantes, tem origem na série Mansel (franco-argiloso, com um pouco de areia grossa e cascalhos). Os rótulos da Viña Tarapacá são distribuídos no Brasil pela importadora Épice.

 

Tarapacá Gran Reserva Blend Series # 1 2014

Viña Tarapacá – Maipo – Chile – Épice – Nota 91

Vinho macio e elegante, que repousa por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano (20% novas). Nos aromas, traz o típico mentol que marca muitos tintos chilenos, mas envolto em notas de especiarias, tabaco e ervas, de ameixa e morango. Estruturado, maduro e macio na boca, mostra equilíbrio, persistência e fineza. Um clássico. Experimente com um risoto de funghi (14,3%).



Related Articles

Ao comemorar 20 anos, Premium mostra novidades da Espanha, Itália, França e Alemanha

A importadora Premium, com sede em Belo Horizonte e atuação em todo o país, está completando 20 anos de funcionamento.

Bera mostra um Dolcetto D’Alba frutado e gostoso

Parece que existe um certo preconceito em relação ao Dolcetto, popular tinto do Piemonte, no noroeste da Itália, produzido com

No Chile e Argentina safra 2017 foi difícil, mas com bons vinhos

Terminou a colheita de uvas este ano no Chile e na Argentina. Ao fazer um balanço da safra, produtores e

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*