O Beaujolais Nouveau 2017 chega dia 16 de novembro

O Beaujolais Nouveau 2017 chega dia 16 de novembro

Como acontece todos os anos, a chegada do Beaujolais Nouveau, o primeiro vinho da safra na França, será comemorada com festa em todo o mundo na terceira quinta-feira de novembro. Desta vez, cai no dia 16, nesta semana. Aqui no Brasil, a Mistral anuncia que nesse dia, em seguida ao feriado, estarão disponíveis na importadora e em um grupo selecionado de restaurantes o Beaujolais Nouveau 2017 e o Beaujolais-Villages Nouveau 2017 da vinícola Joseph Drouhin, um dos grandes nomes da Borgonha.

O primeiro vinho da safra

Leve e perfumado, o Beaujolais Nouveau não é um tinto de categoria elevada e nem pretende ser. É jovem e frutado, feito para celebrar a entrada no mercado dos vinhos de cada ano. A tradição começou em Lyon, encostada na região produtora, estendeu-se aos bistrôs e restaurantes de Paris e em meados do século passado espalhou-se por outros países.

A zona do Beaujolais não pertence à divisão política da Borgonha, mas historicamente sempre se ligou a ela, estendendo-se de Mâcon a Lyon, em direção ao sul da França. Ali predomina a uva Gamay, da família da Pinot Noir, que tem acidez elevada e poucos taninos. Para conseguir a extração de componentes e cor a tempo de lançar os vinhos em novembro, as vinícolas utilizam um método especial de vinificação, a maceração carbônica.

Gamay: acidez e poucos taninos

Os bagos são colocados inteiros em um tanque fechado. O peso das camadas de cima rompe a pele das uvas colocadas em baixo, liberando o suco, e as leveduras naturais iniciam a fermentação. O processo dá origem a vinhos leves, aromáticos e descomplicados. No caso da Gamay, costumam lembrar banana ao nariz.

A safra de 2017 teve produção menor do que o normal na região, por causa das geadas da primavera, que dificultaram a brotação dos cachos. Mas a qualidade é considerada boa. A Mistral traz a avaliação de Fréderic Drouhin, quarta geração da família, para quem “o Beaujolais 2017 lembra muito o da safra 2009”, uma das melhores dos últimos tempos.

Por suas características, o Beaujolais Nouveu e o Beaujolais-Villages Nouveu, situado um degrau acima, devem ser bebidos jovens e ficam mais agradáveis se ligeiramente resfriados (entre 14º C e 15º C). Podem ser tomados sozinhos ou acompanhar pratos leves e sanduiches com embutidos. A Mistral informa que, na importadora, o Beaujolais Nouveau 2017 de Joseph Drouhin vai custar R$ 99,90 e o Beaujolais-Villages Nouveau 2017, R$129,90.

 

Crus de Beaujolais

O Beaujolais Nouveu e o Beaujolais-Villages Nouveau são provenientes de três AOCs situadas na parte sul da região: Beaujolais, Beaujolais Supérieur e Beaujolais-Villages. Mas é importante ressaltar que a zona do Beaujolais não oferece apenas estas versões alegres e festivas, vendidas “en primeur”.

Com a mesma uva Gamay são produzidos tintos de maior classe, vinificados pelos processos normais e que amadurecem nas caves antes de sair para o mercado. Eles vêm de outras 10 AOCs, localizadas no lado norte da área, os chamados Crus de Beaujolais.

Cada “cru” expressa o terroir de uma comuna ou zona específica. São eles Saint-Amour, Juliénas, Chenas, Moulin à Vent, Fleurie, Chiroubles, Morgon, Regnié, Brouilly e Côte de Brouilly.

Importadora Mistral – Site: www.mistral.com.br. Fone: (11) 3372-3400.


Tags assigned to this article:
Beaujolais Nouveau 2017Josehp DrouhinMistral

Related Articles

Importadora Novo Chile traz vinhos de vinícolas pequenas e muito especiais

Produzir vinho de qualidade não é fácil. Para uma pequena vinícola, vender as garrafas pode ser ainda mais difícil. O

El Enemigo Semillón, branco de classe, com a mão de Alejandro Vigil

O Chardonnay e os tintos da pequena vinícola argentina Aleanna feitos com Malbec, Bonarda e, especialmente Cabernet Franc, são ótimos.

Degustações especiais apresentam os destaques do guia Descorchados 2020

Primeira degustação presencial depois do início da pandemia do novo coronavírus. O jornalista chileno Patricio Tapia e a editora Inner,

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*