Safra de 2018 já começa a ser colhida no Rio Grande do Sul

Colheita começa hoje na Serra Gaúcha
O ano ainda não terminou, mas agricultores gaúchos já começam a colher as primeiras uvas da safra de 2018. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, na Serra Gaúcha, informa que as 396 famílias associadas iniciam a vindima hoje, com projeção de 19 milhões de quilos de uvas – 3 milhões a menos do que em 2017.
Pinot Noir e Chardonnay, uvas de amadurecimento precoce, estão entre as primeiras a entrar no setor de recepção. São destinadas à elaboração de vinho base para espumantes, um dos pontos fortes da cooperativa e da própria Serra Gaúcha, e representam 20% do total estimado para a safra.

Qualidade da safra depende do clima
A coleta na cooperativa foi antecipada em duas semanas. No ano passado começou em 9 de janeiro. Ainda é cedo para avaliar como será o comportamento do clima durante 2018, pois a colheita se estenderá até meados de abril. Como sempre acontece, a qualidade das uvas dependerá do índice de chuvas no período e se será um ano menos ou mais seco do que o habitual.
Na Vinícola Garibaldi, as expectativas são boas. Pelas visitas feitas aos produtores, o gerente agrícola da cooperativa, Evandro Bosa, diz que é possível prever uma safra com uvas de qualidade. “Não tivemos grandes alterações climáticas e nem pragas que pudessem atrapalhar o desenvolvimento dos parreirais”, destaca ele. Agora, é esperar para ver.
Safra 2017
No ano que está terminando a safra foi boa em qualidade, sem ser excepcional, e em quantidade, ajudando a repor as perdas de 2016, ano que teve registro de interferências climáticas desfavoráveis e quebra histórica de 50% em volume. Segundo registro do Ibravin, o Instituto Brasileiro do Vinho, a colheita gaúcha em 2017 somou cerca de 750 milhões de quilos de uva.
No início do ano os viticultores previam a presença do fenômeno La Niña que, ao contrário do El Niño, costuma trazer para a região Sul verões secos e quentes, e a promessa de safras grandiosas, o que não aconteceu. Ainda assim a safra foi considerada pelo menos boa, proporcionando uvas sadias e muitos vinhos com 14% de álcool.
Related Articles
A nova linha Errazuriz 1870
A importadora Vinci, do empresário Ciro Lilla, que distribui no Brasil os rótulos da prestigiada vinícola chilena Errazuriz, está lançando
Douro tem vinhos com mais frescor
Os vinhos produzidos no vale do rio Douro, noroeste de Portugal, surpreendem sempre pela qualidade e consistência. Antes se destacavam
O Beaujolais Nouveau 2017 chega dia 16 de novembro
Como acontece todos os anos, a chegada do Beaujolais Nouveau, o primeiro vinho da safra na França, será comemorada com

