Começam as vindimas na Argentina e no Uruguai. E o Chile se prepara para a safra 2018

Começam as vindimas na Argentina e no Uruguai. E o Chile se prepara para a safra 2018

Enquanto no Sul do Brasil a colheita das uvas, iniciada em dezembro, segue a pleno vapor, a vindima está apenas começando na Argentina e no Uruguai. As principais regiões vitícolas dos nossos vizinhos já marcaram para o próximo final de semana suas alegres Fiestas de la Vendimia. No Chile, as primeiras uvas da safra de 2018 devem entrar nas adegas no mês que vem. Há sempre grande expectativa entre os produtores, que aguardam com ansiedade o que a natureza vai lhes proporcionar depois de um ano inteiro de trabalhos nos vinhedos.

Em Mendoza, principal região produtora argentina, as festas em torno da nova safra começam no dia 25 próximo e vão se estender até 6 de março. Nesse período haverá bênção dos frutos, shows de música e danças típicas, e festivais em que serão servidas comidas locais e, claro, muito vinho. É uma boa ocasião para visitar Mendoza e as agências de turismo oferecem pacotes completos para quem quiser participar da festa.

Os produtores argentinos vêm de duas safras com boa qualidade, 2016 e 2017, mas com baixas quantidades – são colocadas entre as menos volumosas dos últimos 60 anos. Por isso, esperam que a safra de 2018 seja melhor em qualidade e em quantidade. As geadas que prejudicam a brotação, embora tenham ocorrido em algumas zonas do norte de Mendoza e de San Juan, não foram generalizadas, como em anos anteriores. Em 2017 a Argentina colheu algo como 1,9 milhão de quilos de uvas e, em 2018 os produtores esperam chegar a 2,2 milhões.

 

Uruguai

No Uruguai, as Fiestas de la Vendimia 2018 começam no dia 24 em regiões produtoras como Carmelo e devem se prolongar até o mês que vem. O início da colheita varia de local para local, dependendo de onde se situam os vinhedos, do clima e de outros fatores naturais que influenciam o amadurecimento das uvas.

Antigamente, alguém, que podia ser o dono da vinícola, um organismo oficial ou mesmo a tradição dos antepassados, estabelecia que a vindima sempre começaria em determinado dia. Atualmente, não. Os agrônomos e enólogos levam em conta a plena maturação dos cachos para decidir o melhor momento para a apanha. “Com análise química e degustação do fruto, as uvas são coletadas e somente quando a proporção entre açúcares e ácidos no grão estão em níveis ótimos para cada cepa é que vão para a vinificação”, diz Adriana Gutierrez, chefe de produção da Vinícola Juanicó, de Canelones, maior zona produtora do Uruguai.

 

Chile

Já no Chile, as Fiestas de la Vendimia, que acontecem em várias regiões do país, estão marcadas para a segunda quinzena de março. Uma das mais conhecidas é a de Curicó, 190 km ao sul de Santiago. As comemorações vão acontecer nos dias 22, 23, 24 e 25 do mês que vem. Haverá muita música, comidas típicas, feira de artesanato e a oportunidade para provar os vinhos das vinícolas locais, como Miguel Torres, San Pedro, Valdivieso, Requingua e Aresti. No vale de Colchagua também há comemorações bastante famosas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Related Articles

Alcohuaz, os vinhos em pureza de Marcelo Retamal

O irrequieto enólogo chileno Marcelo Retamal esteve em São Paulo dias atrás para apresentar os vinhos de seu projeto pessoal,

Importadora Novo Chile traz vinhos de vinícolas pequenas e muito especiais

Produzir vinho de qualidade não é fácil. Para uma pequena vinícola, vender as garrafas pode ser ainda mais difícil. O

Alentejo quer mostrar que seus vinhos têm equilíbrio entre potência e elegância

Alguns vinhos são potentes, outros, marcados pela elegância e há aqueles que conseguem equilibrar as duas características. O Alentejo, a

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*