Ruta Natureba, um passeio por vinícolas especiais do Chile

Ruta Natureba, um passeio por vinícolas especiais do Chile

Os turistas brasileiros em visita ao Chile, e que gostam de vinho, têm agora uma nova opção para conhecer algumas vinícolas especiais, que adotam cultivos orgânicos ou biodinâmicos. É a Ruta Natureba, criada pela agência 321Chile, de Artur Farias, um brasileiro radicado em Santiago, em parceria com o especialista Didu Russo, grande conhecedor dos vinhos naturais.

Os vinhedos orgânicos da Oldfjell

Antes de mais nada, é bom lembrar que os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais são produzidos sem o uso de ingredientes químicos e agrotóxicos nos vinhedos e sem manipulação na fermentação. Mais que moda, é um fenômeno em ascensão no mundo atual. Claro que neste universo, assim como entre os chamados vinhos convencionais, há bons e maus produtores. Por isso é importante uma referência segura, como esta proporcionada pela Ruta Natureba do Chile, de Artur Farias e Didu Russo, apresentada esta semana em São Paulo.

Eles selecionaram seis conceituadas vinícolas que adotam cultivo orgânico ou biodinâmico em três diferentes vales chilenos, situados a cerca de uma hora de carro de Santiago. Assim, oferecem três possibilidades de passeios de um dia, visitando duas empresas a cada vez, uma de manhã e a outra à tarde, com intervalo para o almoço. No vale do Maipo, que fica bem próximo da capital chilena, os turistas brasileiros poderão conhecer e degustar os vinhos naturais da Odfjell, cujos donos, noruegueses, também amam cavalos, e da pequena e caprichosa vinícola Rukumilla.

Angela, da Attilio & Mochi

No vale de Casablanca, que fica perto de Valparaíso, no litoral do Pacífico, as visitas serão feitas à Catrala e à Attilio & Mochi, vinícola pertencente ao simpático casal de vinhateiros brasileiros Marcos Attilio e Angela Mochi. A terceira opção é ir ao vale de Cachapoal para ver de perto a Tipaume, do francês radical Ives Pouzet, e ali perto, no vale do Maipo, a Antiyal, do enólogo Alvaro Espinoza, um dos pioneiros na produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos no Chile.

Cada casa preparou algo diferenciado para receber os visitantes brasileiros. “Em todas as vinícolas, o turista brasileiro que escolher a Ruta Natureba terá benefícios especiais”, diz Didu Russo. “Podem ser degustações exclusivas, provas de tanques e de barricas que normalmente não estão disponíveis para visitantes comuns, contatos diretos com proprietários ou enólogos e até descontos especiais na compra dos vinhos”.

Didu, claro, não estará presente nos passeios. Mas a 321Chile, de Artur Farias, conta com guias bem preparados, para que as visitas sejam agradáveis e proveitosas. A agência, como qualquer outra empresa do ramo, também organiza roteiros para os principais destinos turísticos chilenos. No caso da Ruta Natureba, o preço de cada programa varia de US$ 135 a US$ 220 por pessoa, dependendo das distâncias a serem percorridas. O valor inclui o transporte e o tour pelas vinícolas.

Todas as informações podem ser conseguidas com Artur Farias no e-mail artur@321chile.cl. Nas redes sociais: https://www.facebook.com/rutanatureba/.

 

 

 

 


Related Articles

Qualimpor traz novas safras dos bons vinhos da Quinta dos Murças, do Douro

A importadora paulista Qualimpor, comandada por João Roquette, apresentou esta semana safras mais recentes dos brancos, rosés e tintos produzidos

Italianos do Vêneto são a novidade da Mistral

Soave, Bardolino, Valpolicella, Ripasso e Amarone de duas pequenas vinícolas da região do Vêneto, nordeste da Itália, passam a integrar

Garzón lança no mercado mundial o tinto ícone Balasto 2016, um uruguaio de alma francesa

A vinícola uruguaia Garzón apresentou hoje oficialmente em São Paulo, e em mais 16 importantes metrópoles do mundo, a safra

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*