Morre Darcy Miolo, um pioneiro

Darcy, no Seival, Campanha Gaúcha
A família Miolo está de luto. Morreu o patriarca Darcy Miolo, 79 anos, fundador do Miolo Wine Group, uma das maiores empresas brasileiras do setor. O velório foi realizado nesta segunda-feira, dia 21, na Capela da Glória, na Linha 40 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, ali mesmo onde ele iniciou a vinícola, em 1989. O sepultamento aconteceu na própria segunda-feira, no cemitério local.
Darcy deixa a esposa, dª Gladis, e os filhos Adriano, Fábio, Alexandre, Marcos e Cássio. Foi um pioneiro da moderna vinicultura brasileira. Ele e os irmãos Antônio e Paulo, netos do imigrante italiano Giuseppe Miolo, produziam uvas de qualidade e, em uma crise do setor, como não tinham para quem vender os cachos, decidiram engarrafar os próprios vinhos. A empresa se consolidou com o trabalho da nova geração, tendo à frente o filho mais velho de Darcy, Adriano Miolo, enólogo e presidente do grupo.
A Miolo, que começou pequena e completou 30 anos de existência no ano passado, possui hoje 1.000 hectares de vinhedos, produz 8 milhões de garrafas de vinho por ano e é a empresa que mais exporta rótulos nacionais, chegando a 32 países.
O grupo tem outro diferencial: está presente em quatro terroirs diferentes. Do Vale dos Vinhedos, junto a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, expandiu-se para a Campanha Gaúcha, em dois projetos distintos, as vinícolas Seival e Almaden, e também para o Vale do Rio São Francisco, no Nordeste brasileiro, sede da vinícola Terranova. No início dos anos 2000, já tendo entregue parte das atividades para os filhos, Darcy passou a dedicar carinho especial à propriedade comprada pela família em Candiota, na Campanha, onde fica a Seival. Lá, adorava acompanhar o desenvolvimento das vinhas e cuidar das vacas e ovelhas.
Darcy reduziu as tarefas do dia a dia, mas se manteve como presidente do Conselho de Administração da Miolo. Agora ele se junta a nomes históricos da nossa vinicultura, como Luiz Valduga, Angelo Salton, Dante Calatayud, Oscar Guglielmone, Laurindo Brandelli e outros que deixaram sua marca por aqui. Deve estar tendo muito vinho no céu.
Related Articles
Catálogo de novidades da Vinci traz 14 rótulos abaixo de R$ 60
Com as dificuldades da economia, as grandes importadoras, que sempre venderam bem, sabem que a hora é de oferecer bons
Nicolás Catena relança o icônico Malbec Argentino com novo rótulo e composição
Nicolás Catena Zapata, o grande nome do vinho da Argentina, apresentou em novembro em São Paulo a safra 2015 de
Tintos e brancos da ensolarada Puglia são as novidades da Itália Mais
A Puglia, ou Apulia, no sul da Itália, é a região situada exatamente no salto, ou calcanhar, da “bota” formada

