Tarapacá Gran Reserva Blend Series, fruto da precisão

Tarapacá Gran Reserva Blend Series, fruto da precisão

 

O Fundo El Rosario: sete séries de solos

Conhecer com exatidão os diferentes tipos de solo que compõem um vinhedo, quais são e como se comportam as melhores parcelas, selecionar as uvas que se dão melhor em cada uma delas. Nos últimos anos, as vinícolas chilenas têm realizado um impressionante trabalho de campo, a chamada agricultura de precisão, para ter, como resultado final, vinhos melhores, à altura dos grandes do mundo.

É o que fez recentemente a Viña Tarapacá, integrante do gigante grupo San Pedro: o mapeamento completo da sua propriedade (fundo) El Rosario, na zona de Isla de Maipo. O estudo foi apresentado dias atrás em São Paulo pelo enólogo Sebastián Ruiz, ocasião em que foi lançado também o tinto top Tarapacá Gran Reserva Blend Series # 1 2014, elaborado com as melhores uvas daquele vinhedo.

Segundo Ruiz, a análise dos diferentes tipos de solo foi feita a partir de 373 poços (calicatas) abertos nos 611 hectares plantados no Fundo El Rosario, rodeados pelo rio Maipo e pela Cordilheira dos Andes. Graças ao projeto, foi possível identificar sete séries de solos na propriedade, todos de origem vulcânica, com profundidade média e muita pedra.

Para completar, as uvas provenientes desses diferentes perfis de solo são vinificadas separadamente, dando ao enólogo inúmeras possibilidades de mescla.

Assim nasceu o Tarapacá Gran Reserva Blend Series # 12014, que presta homenagem aos melhores solos do Fundo El Rosario. A Cabernet Sauvignon, que entra com 85% do corte, vem da série de solos chamada Piedmont (franco-arenoso, com cascalho e pedras), enquanto a Syrah, que completa os 15% restantes, tem origem na série Mansel (franco-argiloso, com um pouco de areia grossa e cascalhos). Os rótulos da Viña Tarapacá são distribuídos no Brasil pela importadora Épice.

 

Tarapacá Gran Reserva Blend Series # 1 2014

Viña Tarapacá – Maipo – Chile – Épice – Nota 91

Vinho macio e elegante, que repousa por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano (20% novas). Nos aromas, traz o típico mentol que marca muitos tintos chilenos, mas envolto em notas de especiarias, tabaco e ervas, de ameixa e morango. Estruturado, maduro e macio na boca, mostra equilíbrio, persistência e fineza. Um clássico. Experimente com um risoto de funghi (14,3%).



Related Articles

Zahil tem novo showroom em São Paulo e novidades no catálogo

Depois de três anos concentrada apenas em sua sede administrativa e depósito, na área de Jurubatuba, zona sul de São

Ravin apresenta novos tintos e brancos argentinos de muito bom nível

A importadora paulista Ravin, de Rogério D’Avila, renovou em seu catálogo a ala da Argentina e apresentou dias atrás novidades

Alguns destaques do guia Descorchados 2018

No lançamento da edição brasileira do guia Descorchados 2018, na semana passada, em São Paulo, os destaques foram os vinhos

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*