Tintos e brancos da ensolarada Puglia são as novidades da Itália Mais

Tintos e brancos da ensolarada Puglia são as novidades da Itália Mais

A Puglia, ou Apulia, no sul da Itália, é a região situada exatamente no salto, ou calcanhar, da “bota” formada pelo mapa do país. Ensolarada, é uma das zonas vitícolas italianas mais p Gvrodutivas e, antes, seus vinhos eram considerados rústicos, pesados, sem grande expressão. Felizmente, o perfil mudou nos últimos anos. Com investimentos e uma nova mentalidade, a Puglia oferece hoje produtos bem feitos, de perfil moderno.

É este o estilo dos tintos e brancos de duas vinícolas da Puglia incorporados recentemente ao catálogo da importadora paulista Itália Mais. A Podere 29 fica em Foggia, no norte da província, e Cantine Pliniana se localiza no sul, área mais quente. Podere 29 é uma empresa familiar que produz 80 mil garrafas por ano de vinhos biológicos certificados.

Já a Cooperativa Agricola Pliniana, fundada em 1964, reúne atualmente 570 associados agrícolas com vinhas na província de Taranto, zona da DOC Primitivo di Manduria.

 

Podere 29 Gelso Bianco Fiano Minutolo IGT 2016

Podere 29 – Puglia – Itália – Itália Mais – R$ 110 – Nota 90

Branco muito interessante, elaborado com uma uva que estava quase desaparecida, a Minutolo, recuperada por pesquisadores de uma universidade do sul da Itália e reproduzida por clones pela Podere 29. Sem estágio em madeira, e de coloração amarelo claro, o vinho apresenta ao nariz notas florais intensas, em base cítrica, que lembra bergamota e pera. Tem boa estrutura, é seco, untuoso, floral, volumoso e persistente. O nome Gelso faz referência a uma árvore da Puglia. É curioso notar que o rótulo aponta também a casta Fiano, que não aparece no corte. Foi mencionada, porque o consorzio local obriga a indicação de uma uva autorizada, no caso, a Fiano. A vinícola entrou com recurso e acredita que em breve possa registrar apenas a uva Minutolo (13%).

 

Priscus Primitivo di Manduria 2015

Cantine Pliniana – Puglia – Itália – Itália Mais – R$ 217 – Nota 91

A uva Pimitivo di Manduria é uma das castas tintas tradicionais da Puglia. O Priscus repousa por 4 meses em barricas de carvalho e é bastante equilibrado. Traz nos aromas notas florais, de chocolate e especiarias, em fundo frutado, a cereja e amora. Tem corpo médio, é bem estruturado, mantém na boca as notas achocolatadas e mostra final longo, persistente. Um tinto equilibrado e bem feito (14,5%).

 

Importadora Itália Mais: www. italiamais.com.br – Fone: (11) 3044-1116

 


Related Articles

Casa da Passarella, vinhos com história

  Poucas vinícolas se cercam de tantas histórias para ilustrar seus vinhos como a Casa da Passarella, situada aos pés

É tempo de Queijo & Vinho

Nada mais simples do que pão, queijo e vinho, três alimentos que acompanham o homem desde o alvorecer da civilização.

Malbecs argentinos de diversos estilos e tendências

A Wines of Argentina promoveu na semana passada em 100 cidades de 60  países seu Malbec Day, evento dedicado a

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*